A Educação Física no Brasil tem a sua história baseada no contexto sócio-político vigente em cada época. A disciplina escolar era entendida como atividade exclusivamente prática. Tinha como objetivo desenvolver e fortalecer física e moralmente os indivíduos, o referencial que sustenta seu conteúdo de ensino era oriundo das ciências biológicas que reforçava o seu caráter científico e eugênista. Partindo de dados existentes na literatura especializada apresenta-se no presente trabalho os caminhos percorridos pelo ensino da Educação Física ao logo de sua história. Analisadas sob um referencial crítico tratam de leituras minuciosas de textos da Educação Física sustentando uma práxis que culmine com a formação do sujeito. Neste contexto para o presente trabalho foi delineado como objetivo: analisar a evolução teórico/metodológica e epistemológica do ensino da educação física no Brasil. Desta forma, constata-se nos textos analisados que a os objetivos e as propostas educacionais da Educação Física foi se modificando ao longo dos anos e todas estas tendências ainda hoje influenciam, de algum modo, a formação do profissional e a prática pedagógica do professor.