Resumo: Este artigo apresenta como objetivo discutir sobre a relação entre imaginário e expressão de linguagem no brincar no contexto das ações da brinquedoteca, laboratório de ensino do curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. A discussão aborda essa relação a partir das interações entre o brinquedo e o brincar vivenciadas por crianças nos ambientes de faz-de-conta e ateliê que compõem o referido laboratório de ensino. A abordagem metodológica utilizada insere-se na pesquisa-ação, na qual o pesquisador busca se identificar com o outro na tentativa de entende-lo. Exercitando a escuta sensível, participa de uma determinada situação transformando-a em uma questão, um objeto de pesquisa, buscando assim compreendê-la. Nossa técnica de investigação foi constituída pela observação participante e a entrevista semiestruturada com crianças no contexto de visitas a Brinquedoteca. Nesse espaço o fazer artístico contextualiza-se nas proposições dos ambientes brincantes que proporcionam as crianças a vivência de processos de criação, experimentações estéticas.Por meio de suas brincadeiras aguçam a percepção imaginativa vivenciando papeis do seu cotidiano. Percebemos que os espaços de faz – de – conta e o ateliê proporciona a vivência ampla de relações que envolvem a imaginação e a expressão de linguagem. Essas vivências configuram a ação do brincar materializada pela invenção criativa por meio das experimentações de materiais e objetos artísticos disponíveis nesses ambientes. Nesse sentido, pintar, construir personagens, modelar, desenhar entre outras expressões que viabilizam a possibilidade de ordenação e significação vão caracterizando-se como constituintes da relação entre brinquedo e brincadeiras. Nesta concepção compreendemos que essas linguagens expressas pelas crianças constituem-se o universo imaginário de sua ludicidade que provocam a amplitude de suas percepções do mundo.