IMAGINAÇÃO E EXPRESSÃO DE LINGUAGEM NA BRINQUEDOTECA.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21210 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3259 "inscrito_id" => 7966 "titulo" => "IMAGINAÇÃO E EXPRESSÃO DE LINGUAGEM NA BRINQUEDOTECA." "resumo" => "Resumo: Este artigo apresenta como objetivo discutir sobre a relação entre imaginário e expressão de linguagem no brincar no contexto das ações da brinquedoteca, laboratório de ensino do curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. A discussão aborda essa relação a partir das interações entre o brinquedo e o brincar vivenciadas por crianças nos ambientes de faz-de-conta e ateliê que compõem o referido laboratório de ensino. A abordagem metodológica utilizada insere-se na pesquisa-ação, na qual o pesquisador busca se identificar com o outro na tentativa de entende-lo. Exercitando a escuta sensível, participa de uma determinada situação transformando-a em uma questão, um objeto de pesquisa, buscando assim compreendê-la. Nossa técnica de investigação foi constituída pela observação participante e a entrevista semiestruturada com crianças no contexto de visitas a Brinquedoteca. Nesse espaço o fazer artístico contextualiza-se nas proposições dos ambientes brincantes que proporcionam as crianças a vivência de processos de criação, experimentações estéticas.Por meio de suas brincadeiras aguçam a percepção imaginativa vivenciando papeis do seu cotidiano. Percebemos que os espaços de faz – de – conta e o ateliê proporciona a vivência ampla de relações que envolvem a imaginação e a expressão de linguagem. Essas vivências configuram a ação do brincar materializada pela invenção criativa por meio das experimentações de materiais e objetos artísticos disponíveis nesses ambientes. Nesse sentido, pintar, construir personagens, modelar, desenhar entre outras expressões que viabilizam a possibilidade de ordenação e significação vão caracterizando-se como constituintes da relação entre brinquedo e brincadeiras. Nesta concepção compreendemos que essas linguagens expressas pelas crianças constituem-se o universo imaginário de sua ludicidade que provocam a amplitude de suas percepções do mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Arte" "palavra_chave" => "BRINQUEDOTECA, IMAGINAÇÃO, EXPRESSÃO DE LINGUAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID7966_18082016173420.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => " ANDREIA ROCHA" "autor_email" => "andreiauf@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21210 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3259 "inscrito_id" => 7966 "titulo" => "IMAGINAÇÃO E EXPRESSÃO DE LINGUAGEM NA BRINQUEDOTECA." "resumo" => "Resumo: Este artigo apresenta como objetivo discutir sobre a relação entre imaginário e expressão de linguagem no brincar no contexto das ações da brinquedoteca, laboratório de ensino do curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. A discussão aborda essa relação a partir das interações entre o brinquedo e o brincar vivenciadas por crianças nos ambientes de faz-de-conta e ateliê que compõem o referido laboratório de ensino. A abordagem metodológica utilizada insere-se na pesquisa-ação, na qual o pesquisador busca se identificar com o outro na tentativa de entende-lo. Exercitando a escuta sensível, participa de uma determinada situação transformando-a em uma questão, um objeto de pesquisa, buscando assim compreendê-la. Nossa técnica de investigação foi constituída pela observação participante e a entrevista semiestruturada com crianças no contexto de visitas a Brinquedoteca. Nesse espaço o fazer artístico contextualiza-se nas proposições dos ambientes brincantes que proporcionam as crianças a vivência de processos de criação, experimentações estéticas.Por meio de suas brincadeiras aguçam a percepção imaginativa vivenciando papeis do seu cotidiano. Percebemos que os espaços de faz – de – conta e o ateliê proporciona a vivência ampla de relações que envolvem a imaginação e a expressão de linguagem. Essas vivências configuram a ação do brincar materializada pela invenção criativa por meio das experimentações de materiais e objetos artísticos disponíveis nesses ambientes. Nesse sentido, pintar, construir personagens, modelar, desenhar entre outras expressões que viabilizam a possibilidade de ordenação e significação vão caracterizando-se como constituintes da relação entre brinquedo e brincadeiras. Nesta concepção compreendemos que essas linguagens expressas pelas crianças constituem-se o universo imaginário de sua ludicidade que provocam a amplitude de suas percepções do mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Arte" "palavra_chave" => "BRINQUEDOTECA, IMAGINAÇÃO, EXPRESSÃO DE LINGUAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID7966_18082016173420.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => " ANDREIA ROCHA" "autor_email" => "andreiauf@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }