O artigo o aborda uma discussão sobre o papel e o perfil do professor educador e o professor instrutor como sujeito formador, com o objetivo geral de analisar se no ensino de Ciências Biológicas há professores educadores ou instrutores na formação do sujeito. Tornou-se essencial leitura bibliográfica em periódicos, revistas e livros para o aprimoramento do conhecimento, em seguida foi desenvolvida uma pesquisa de campo em quatro escolas – A, B, C e D, localizadas na cidade de São Raimundo Nonato, com uma professora de Ciências do ensino fundamental de cada escola, aqui chamadas de Ana, Maria, Clara e Rosa. Por meio da aplicação de um questionário com dez alternativas objetivas, e os resultados foram analisados por meio de um olhar quantitativo e qualitativo. Com relação a este mostra que o desafio maior é deixar o papel de instruir pelo o de educar. E tornar o facilitador do processo ensino e aprendizagem. O educador tem que assumir como o ser comprometido com o ensino e transformar a educação ao longo do processo histórico, na formação do sujeito. O professor educador é o sujeito mediador do conhecimento para a formação de cidadãos conscientes, como sujeito social. No exercício do seu direito e dever perante uma sociedade, mas justa e igualitária. Os saberes do educando tem que ser a base e o foco dos objetivos do processo de ensino e aprendizagem. Afinal ele é o sujeito do ensino, a busca pelas buscas dos ideais dos alunos é fundamental. A inteligência mutua de cada um e a capacidade intelectual não é homogênea. Com base nos resultados obtidos acredita-se que as professoras entrevistadas se enquadram dentro do perfil de educadoras. A leitura aqui realizada pode contribuir para examinar o papel do professor educador como um formador do sujeito crítico social.