O CONHECIMENTO SOBRE CIÊNCIAS APRESENTADO POR FINALISTAS DO ENSINO MÉDIO E O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DA POSSÍVEL INSERÇÃO NOS CURSOS DE ENSINO SUPERIOR
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21495 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1306 "inscrito_id" => 3266 "titulo" => "O CONHECIMENTO SOBRE CIÊNCIAS APRESENTADO POR FINALISTAS DO ENSINO MÉDIO E O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DA POSSÍVEL INSERÇÃO NOS CURSOS DE ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O presente texto discute as ciências no ensino médio e, por conseguinte, a relação do conhecimento dos alunos sobre as áreas científicas e o processo de suas escolhas à inserção no Ensino Superior. Tal iniciativa deu-se através de investigações oriundas tanto dos grupos de estudos, quanto pelo cumprimento do componente curricular "História da Filosofia da Ciência na Educação em Ciências" oferecidos pelo mestrado acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O objetivo deste estudo dispõe da perspectiva de analisar como a aquisição de conhecimento sobre as áreas científicas e o processo de orientação profissional podem subsidiar os alunos finalistas do ensino médio no processo de escolha dos cursos de ensino superior. Metodologicamente a pesquisa inclinou-se para abordagem qualitativa em resposta aos caracteres subjetivos da resposta humana e apresentou como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica a qual está fundamentada nas obras sobre ciências ou partes delas, de Kuhn (2009), Laudan (2011), Popper (2013), Sacristán (2000), Bachelard (1978, 1996); e sobre orientação profissional e o sujeito do ensino médio Bohoslavsky (1983), Carvalho (2010), Del Nero(1998), Davis (1994), Melo-Silva (2001), Freitag (2001) e Lucchiari (1992), dentre outros os quais consideramos que contribuem necessariamente para a compreensão da temática abordada. Apresenta, por conseguinte, uma reflexão sobre a organização do ensino médio brasileiro, a forma como é administrado o conhecimento científico e ainda um olhar sucinto sobre os principais autores do cenário educativo (professor e aluno) e suas interações em relação à intervenção de orientação profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, ENSINO SUPERIOR, ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3266_14082016170950.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRIKA DA SILVA RAMOS" "autor_nome_curto" => "ÉRIKA RAMOS" "autor_email" => "profa.erika.ramos@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21495 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1306 "inscrito_id" => 3266 "titulo" => "O CONHECIMENTO SOBRE CIÊNCIAS APRESENTADO POR FINALISTAS DO ENSINO MÉDIO E O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DA POSSÍVEL INSERÇÃO NOS CURSOS DE ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O presente texto discute as ciências no ensino médio e, por conseguinte, a relação do conhecimento dos alunos sobre as áreas científicas e o processo de suas escolhas à inserção no Ensino Superior. Tal iniciativa deu-se através de investigações oriundas tanto dos grupos de estudos, quanto pelo cumprimento do componente curricular "História da Filosofia da Ciência na Educação em Ciências" oferecidos pelo mestrado acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O objetivo deste estudo dispõe da perspectiva de analisar como a aquisição de conhecimento sobre as áreas científicas e o processo de orientação profissional podem subsidiar os alunos finalistas do ensino médio no processo de escolha dos cursos de ensino superior. Metodologicamente a pesquisa inclinou-se para abordagem qualitativa em resposta aos caracteres subjetivos da resposta humana e apresentou como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica a qual está fundamentada nas obras sobre ciências ou partes delas, de Kuhn (2009), Laudan (2011), Popper (2013), Sacristán (2000), Bachelard (1978, 1996); e sobre orientação profissional e o sujeito do ensino médio Bohoslavsky (1983), Carvalho (2010), Del Nero(1998), Davis (1994), Melo-Silva (2001), Freitag (2001) e Lucchiari (1992), dentre outros os quais consideramos que contribuem necessariamente para a compreensão da temática abordada. Apresenta, por conseguinte, uma reflexão sobre a organização do ensino médio brasileiro, a forma como é administrado o conhecimento científico e ainda um olhar sucinto sobre os principais autores do cenário educativo (professor e aluno) e suas interações em relação à intervenção de orientação profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, ENSINO SUPERIOR, ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3266_14082016170950.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRIKA DA SILVA RAMOS" "autor_nome_curto" => "ÉRIKA RAMOS" "autor_email" => "profa.erika.ramos@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }