O presente texto discute as ciências no ensino médio e, por conseguinte, a relação do conhecimento dos alunos sobre as áreas científicas e o processo de suas escolhas à inserção no Ensino Superior. Tal iniciativa deu-se através de investigações oriundas tanto dos grupos de estudos, quanto pelo cumprimento do componente curricular "História da Filosofia da Ciência na Educação em Ciências" oferecidos pelo mestrado acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O objetivo deste estudo dispõe da perspectiva de analisar como a aquisição de conhecimento sobre as áreas científicas e o processo de orientação profissional podem subsidiar os alunos finalistas do ensino médio no processo de escolha dos cursos de ensino superior. Metodologicamente a pesquisa inclinou-se para abordagem qualitativa em resposta aos caracteres subjetivos da resposta humana e apresentou como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica a qual está fundamentada nas obras sobre ciências ou partes delas, de Kuhn (2009), Laudan (2011), Popper (2013), Sacristán (2000), Bachelard (1978, 1996); e sobre orientação profissional e o sujeito do ensino médio Bohoslavsky (1983), Carvalho (2010), Del Nero(1998), Davis (1994), Melo-Silva (2001), Freitag (2001) e Lucchiari (1992), dentre outros os quais consideramos que contribuem necessariamente para a compreensão da temática abordada. Apresenta, por conseguinte, uma reflexão sobre a organização do ensino médio brasileiro, a forma como é administrado o conhecimento científico e ainda um olhar sucinto sobre os principais autores do cenário educativo (professor e aluno) e suas interações em relação à intervenção de orientação profissional.