O presente estudo analisa a importância do respeito à diversidade e raiz histórico-cultural do povo indígena Fulni-ô, no processo de ensino e aprendizagem de três escolas estaduais indígenas, localizadas no Aldeamento Fulni-ô na cidade de Águas Belas no semiárido do Estado de Pernambuco. Com essa pretensão, apresenta-se nesse artigo, o recorte de uma pesquisa desenvolvida com professores indígenas Fulni-ô, escolhidos aleatoriamente entre os professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio dessas escolas. Objetivou-se identificar de que forma vem sendo preservada a cultura e a raiz histórica do povo indígena Fulni-ô na ação docente, diante da necessidade de convivência e interação com o currículo de escolas estaduais não indígenas em Pernambuco. A amostra do estudo constituiu-se de quinze (15) professores do ensino fundamental e quinze (15) professores de ensino médio, num total de trinta (30) professores. Como indicadores de resultados, utilizou-se uma enquete sobre a forma como tem sido preservada a especificidade cultural indígena Fulni-ô na práxis educativa, frente a ausência de um currículo específico e bilíngue. Para facilitar a coleta, tratamento e análise de dados, a enquete foi organizada em fichas e através de estatística descritiva e análise comparativa de conteúdos, realizou-se a tabulação dos dados. O estudo realizado permitiu identificar a formação continuada como um elemento-chave na luta pela minimização das dificuldades de planejamento e ensino que os professores indígenas Fulni-ô vêm apresentando para promover o diálogo entre os eixos de sua cultura e o currículo escolar na e para a condução do processo de ensino e de aprendizagem.