O presente trabalho sob o título: Análise do estudo da importância do lúdico na educação infantil para o pedagogo em formação. Diz respeito à análise dos dados – do terceiro capítulo da monografia intitulada “A importância do lúdico na formação do pedagogo”. Objetivando analisar a importância da ludicidade na formação do pedagogo; verificar o posicionamento das discentes concluintes do Curso de Pedagogia quanto a sua Formação Pedagógica, considerando o lúdico como conteúdo curricular; compreender a importância de um trabalho lúdico no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes concluintes e identificar a presença do lúdico como componente nas ementas das disciplinas do curso. A metodologia utilizada trata de uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo, bibliográfica, e também empírica, realizada com 20 discentes concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras. A coleta de dados deu-se em dois primeiramente a análise das ementas das disciplinas ofertadas no curso de Pedagogia CFP/UFCG, através do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia - PPC (2009) em vigor. No segundo, o Teste de Associação Livre de Palavras - TALP, com a palavra estímulo “Lúdico”; Questionário sociodemográfico e a Entrevista semiestruturada. Para a análise de dados, foram utilizadas a Análise de Conteúdo proposta por Bauer (2010). Com base nos resultados adquiridos, destacamos que as discentes reconhecem a contribuição que o lúdico oferece durante a formação do professor permitindo ampliar os conhecimentos teórico/prático, preparando o docente para sua futura atuação na Educação Infantil.