AS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS COMO PRÁTICA DE FOMAÇÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20333 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 538 "inscrito_id" => 4196 "titulo" => "AS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS COMO PRÁTICA DE FOMAÇÃO" "resumo" => "As fontes (auto)biográficas, constituídas por narrativas, relatos orais, registros escritos, biografias, histórias de vida, dentre outros, apresentam-se como objeto de investigação cada vez mais emergente nas Ciências Sociais e Humanas. No campo da Educação, a Pesquisa (Auto)biográfica vem ampliando e produzindo conhecimentos sobre a pessoa em processo de formação, as relações com os espaços e tempos de aprendizagem e a subjetividade inerente ao pertencer e biografar a própria vida. A necessidade de uma renovação metodológica, resultado da crise generalizada dos instrumentos heurísticos da sociologia e o axioma da objetividade, trouxe à tona o sujeito ator-autor de sua própria vida (PASSEGGI, 2011). O objetivo do presente trabalho é investigar as narrativas (auto)biográficas como prática de formação docente, e compreender como elas podem contribuir na construção de estratégias para uma práxis pedagógica significativa. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa em andamento, realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto)biográficas em Educação (GEPENAE), que envolve, além da professora orientadora, cinco estudantes das licenciaturas em Letras Libras e Letras Inglês da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Por tratar-se de um estudo em andamento não foi possível trazer análises mais aprofundadas das narrativas dos docentes participantes da pesquisa. No entanto, temos observado a necessidade de melhor compreender o processo de reflexividade biográfica, bem como a mediação biográfica, são conceitos que merecem um maior aprofundamento ao investigar a formação a partir do sujeito. A intenção é que possamos ao término do estudo levantar reflexões acerca da formação na perspectiva do sujeito, conhecer os percursos que os constituíram como docentes e depreender quais experiências foram essências em suas histórias de vida. Esperamos assim com os professores desenvolver estratégias para uma práxis autônoma, crítica e significativa. Considerando o que nos diz Passeggi (2011) que o processo de reflexão biográfica em grupos reflexivos coloca o coletivo no seio de um fazer individual e o indivíduo no seio de um fazer coletivo, em que se alternam a escrita de si (autobiografia) e a compreensão de si pela história do outro (heterobiografia)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "NARRATIVAS DE PROFESSORES, PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID4196_02082016090332.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE MARIA DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "SIMONE ROCHA" "autor_email" => "simone.rocha@ufersa.edu.b" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20333 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 538 "inscrito_id" => 4196 "titulo" => "AS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS COMO PRÁTICA DE FOMAÇÃO" "resumo" => "As fontes (auto)biográficas, constituídas por narrativas, relatos orais, registros escritos, biografias, histórias de vida, dentre outros, apresentam-se como objeto de investigação cada vez mais emergente nas Ciências Sociais e Humanas. No campo da Educação, a Pesquisa (Auto)biográfica vem ampliando e produzindo conhecimentos sobre a pessoa em processo de formação, as relações com os espaços e tempos de aprendizagem e a subjetividade inerente ao pertencer e biografar a própria vida. A necessidade de uma renovação metodológica, resultado da crise generalizada dos instrumentos heurísticos da sociologia e o axioma da objetividade, trouxe à tona o sujeito ator-autor de sua própria vida (PASSEGGI, 2011). O objetivo do presente trabalho é investigar as narrativas (auto)biográficas como prática de formação docente, e compreender como elas podem contribuir na construção de estratégias para uma práxis pedagógica significativa. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa em andamento, realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto)biográficas em Educação (GEPENAE), que envolve, além da professora orientadora, cinco estudantes das licenciaturas em Letras Libras e Letras Inglês da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Por tratar-se de um estudo em andamento não foi possível trazer análises mais aprofundadas das narrativas dos docentes participantes da pesquisa. No entanto, temos observado a necessidade de melhor compreender o processo de reflexividade biográfica, bem como a mediação biográfica, são conceitos que merecem um maior aprofundamento ao investigar a formação a partir do sujeito. A intenção é que possamos ao término do estudo levantar reflexões acerca da formação na perspectiva do sujeito, conhecer os percursos que os constituíram como docentes e depreender quais experiências foram essências em suas histórias de vida. Esperamos assim com os professores desenvolver estratégias para uma práxis autônoma, crítica e significativa. Considerando o que nos diz Passeggi (2011) que o processo de reflexão biográfica em grupos reflexivos coloca o coletivo no seio de um fazer individual e o indivíduo no seio de um fazer coletivo, em que se alternam a escrita de si (autobiografia) e a compreensão de si pela história do outro (heterobiografia)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "NARRATIVAS DE PROFESSORES, PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID4196_02082016090332.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE MARIA DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "SIMONE ROCHA" "autor_email" => "simone.rocha@ufersa.edu.b" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }