Apesar de a atuação docente ainda ser muito desafiadora, muitos graduandos sonham em ser um profissional docente, e mantém as perspectivas para seu futuro profissional. Nesse contexto, disciplinas didáticas tem um papel de fundamental importância, agindo como disseminadora da realidade docente e ajudando os cidadãos a entenderem e realmente saberem se é a área que desejam seguir. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção de graduandos da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Município de Patos, Paraíba, e avaliar seu ponto de vista sobre os desafios e perspectivas para com a área docente. Foram entrevistados 94 graduandos através de um questionário semiestruturado contendo 8 questões de múltipla escolha. Os resultados reportam que 71,3% (n = 67) afirmam que os desafios enfrentados podem afetar a permanência dos graduandos na universidade. Referente ao motivo que levam os graduandos a desistências ou trancamentos, a maioria, 42,6% (n = 40) afirmam ser a falta de apoio da universidade. 47,9% (n = 45) julgaram como sua principal perspectiva para o seu futuro profissional, querer a profissão de professor e pesquisador simultaneamente. Observou-se que 91,5% (n = 86) concordaram que o maior desafio enfrentado na área docente é a desvalorização profissional. Referente à motivação para permanência no curso, 38,3% (n = 36) julgaram que tal permanência deve-se ao de ser professor de Biologia e/ou Biólogo. Após a conclusão do curso 77,7% (n = 73) afirmaram que irão dar continuidade a sua formação, ingressando em uma pós-graduação (mestrado, doutorado). Apesar dos desafios que a profissão impõe os graduandos julgam concluir o curso e seguir com a carreira profissional através da formação complementar.