FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS DISCENTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/UFCG - CAMPUS PATOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21098 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 721 "inscrito_id" => 928 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS DISCENTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/UFCG - CAMPUS PATOS" "resumo" => "Apesar de a atuação docente ainda ser muito desafiadora, muitos graduandos sonham em ser um profissional docente, e mantém as perspectivas para seu futuro profissional. Nesse contexto, disciplinas didáticas tem um papel de fundamental importância, agindo como disseminadora da realidade docente e ajudando os cidadãos a entenderem e realmente saberem se é a área que desejam seguir. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção de graduandos da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Município de Patos, Paraíba, e avaliar seu ponto de vista sobre os desafios e perspectivas para com a área docente. Foram entrevistados 94 graduandos através de um questionário semiestruturado contendo 8 questões de múltipla escolha. Os resultados reportam que 71,3% (n = 67) afirmam que os desafios enfrentados podem afetar a permanência dos graduandos na universidade. Referente ao motivo que levam os graduandos a desistências ou trancamentos, a maioria, 42,6% (n = 40) afirmam ser a falta de apoio da universidade. 47,9% (n = 45) julgaram como sua principal perspectiva para o seu futuro profissional, querer a profissão de professor e pesquisador simultaneamente. Observou-se que 91,5% (n = 86) concordaram que o maior desafio enfrentado na área docente é a desvalorização profissional. Referente à motivação para permanência no curso, 38,3% (n = 36) julgaram que tal permanência deve-se ao de ser professor de Biologia e/ou Biólogo. Após a conclusão do curso 77,7% (n = 73) afirmaram que irão dar continuidade a sua formação, ingressando em uma pós-graduação (mestrado, doutorado). Apesar dos desafios que a profissão impõe os graduandos julgam concluir o curso e seguir com a carreira profissional através da formação complementar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, DOCÊNCIA, REALIDADE PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID928_09082016001356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA RAFAELA FERREIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "AMANDA RAFAELA" "autor_email" => "amanda-souzaah@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21098 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 721 "inscrito_id" => 928 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS DISCENTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/UFCG - CAMPUS PATOS" "resumo" => "Apesar de a atuação docente ainda ser muito desafiadora, muitos graduandos sonham em ser um profissional docente, e mantém as perspectivas para seu futuro profissional. Nesse contexto, disciplinas didáticas tem um papel de fundamental importância, agindo como disseminadora da realidade docente e ajudando os cidadãos a entenderem e realmente saberem se é a área que desejam seguir. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção de graduandos da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Município de Patos, Paraíba, e avaliar seu ponto de vista sobre os desafios e perspectivas para com a área docente. Foram entrevistados 94 graduandos através de um questionário semiestruturado contendo 8 questões de múltipla escolha. Os resultados reportam que 71,3% (n = 67) afirmam que os desafios enfrentados podem afetar a permanência dos graduandos na universidade. Referente ao motivo que levam os graduandos a desistências ou trancamentos, a maioria, 42,6% (n = 40) afirmam ser a falta de apoio da universidade. 47,9% (n = 45) julgaram como sua principal perspectiva para o seu futuro profissional, querer a profissão de professor e pesquisador simultaneamente. Observou-se que 91,5% (n = 86) concordaram que o maior desafio enfrentado na área docente é a desvalorização profissional. Referente à motivação para permanência no curso, 38,3% (n = 36) julgaram que tal permanência deve-se ao de ser professor de Biologia e/ou Biólogo. Após a conclusão do curso 77,7% (n = 73) afirmaram que irão dar continuidade a sua formação, ingressando em uma pós-graduação (mestrado, doutorado). Apesar dos desafios que a profissão impõe os graduandos julgam concluir o curso e seguir com a carreira profissional através da formação complementar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, DOCÊNCIA, REALIDADE PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID928_09082016001356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA RAFAELA FERREIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "AMANDA RAFAELA" "autor_email" => "amanda-souzaah@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }