UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PRISMAS NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE SUA CONSTRUÇÃO NO GEOGEBRA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22392 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 209 "inscrito_id" => 84 "titulo" => "UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PRISMAS NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE SUA CONSTRUÇÃO NO GEOGEBRA" "resumo" => "Atualmente diversas pesquisas no âmbito da educação por meio de softwares têm mostrado que a tecnologia na sala de aula é imprescindível para a formação digna e eficiente dos estudantes. No entanto, algumas pesquisas também alertam que o uso de softwares não é algo simples e tampouco comum nas instituições de ensino. Apesar dos estudos sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática já preconizarem a necessidade da utilização de softwares educativos, na Educação Básica, ainda são frequentes aulas “tradicionais”, voltadas apenas à manipulação de símbolos. Verifica-se que não há, na maioria dos casos, o uso da tecnologia para levar os aprendizes a relacionarem o estudo de conteúdos matemáticos com o mundo digital. Por isto, neste trabalho tivemos como objetivo apresentar uma proposta de uso do software Geogebra na construção e também no ensino de prismas para o Ensino Médio. Este trabalho que é fruto de uma pesquisa que se encontra em andamento, foi elaborado no intuito de colaborar para que os docentes possam abordar o conceito de prismas nas suas aulas por um viés mais dinâmico, interativo e enriquecedor que o Geogebra oferece através de sua interface. Esperamos com este trabalho que os professores não só utilizem o software aqui apresentado para ensinar prismas, mas também para que possam refletir e procurar enriquecer ainda mais suas aulas com o uso das tecnologias digitais. Em relação aos alunos, espera-se que ao construir o prisma eles compreendam algumas das propriedades que este sólido geométrico possui de uma forma interessante e enriquecedora. Cremos que os mesmos perceberão as propriedades através da manipulação geométrica que o software permite executar por meio de sua interface. Nesse processo, o aluno se deparará com situações que o levará a compreender algumas características presentes no prisma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA, GEOGEBRA, PRISMAS, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID84_25062016135808.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN MARTINS DE ARRUDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEAN SANTOS" "autor_email" => "martinsarruda57@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22392 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 209 "inscrito_id" => 84 "titulo" => "UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PRISMAS NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE SUA CONSTRUÇÃO NO GEOGEBRA" "resumo" => "Atualmente diversas pesquisas no âmbito da educação por meio de softwares têm mostrado que a tecnologia na sala de aula é imprescindível para a formação digna e eficiente dos estudantes. No entanto, algumas pesquisas também alertam que o uso de softwares não é algo simples e tampouco comum nas instituições de ensino. Apesar dos estudos sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática já preconizarem a necessidade da utilização de softwares educativos, na Educação Básica, ainda são frequentes aulas “tradicionais”, voltadas apenas à manipulação de símbolos. Verifica-se que não há, na maioria dos casos, o uso da tecnologia para levar os aprendizes a relacionarem o estudo de conteúdos matemáticos com o mundo digital. Por isto, neste trabalho tivemos como objetivo apresentar uma proposta de uso do software Geogebra na construção e também no ensino de prismas para o Ensino Médio. Este trabalho que é fruto de uma pesquisa que se encontra em andamento, foi elaborado no intuito de colaborar para que os docentes possam abordar o conceito de prismas nas suas aulas por um viés mais dinâmico, interativo e enriquecedor que o Geogebra oferece através de sua interface. Esperamos com este trabalho que os professores não só utilizem o software aqui apresentado para ensinar prismas, mas também para que possam refletir e procurar enriquecer ainda mais suas aulas com o uso das tecnologias digitais. Em relação aos alunos, espera-se que ao construir o prisma eles compreendam algumas das propriedades que este sólido geométrico possui de uma forma interessante e enriquecedora. Cremos que os mesmos perceberão as propriedades através da manipulação geométrica que o software permite executar por meio de sua interface. Nesse processo, o aluno se deparará com situações que o levará a compreender algumas características presentes no prisma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA, GEOGEBRA, PRISMAS, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID84_25062016135808.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN MARTINS DE ARRUDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEAN SANTOS" "autor_email" => "martinsarruda57@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }