O presente trabalho é uma pesquisa em andamento do Mestrado Profissional – GESTEC-UNEB, no qual procuramos retratar sobre gestão e violência na Escola Municipal Teodoro Sampaio (2011-2013) – tem como objetivo investigar o fenômeno da violência a partir da perspectiva dos Direitos Humanos e a ação da Escola Municipal Teodoro Sampaio para enfrentá-la. Este estudo pretende dar um enfoque especial à violência na escola pública e suas manifestações, problematizando a atuação da gestão escolar no enfrentamento desse problema. A presente pesquisa foi construída através das leituras de autores os quais estudam a relação entre direitos humanos, violência, contexto e gestão escolar. Uma educação pautada nos direitos humanos contribui para a formação de um cidadão pleno e com uma visão holística da sociedade em toda a sua complexidade, contribuindo para o fortalecimento da democracia. Desta forma, são grandes os desafios do gestor escolar na garantia da gestão democrática e participativa, principalmente na mobilização e articulação diante das diversidades. A pesquisa é de cunho qualitativo e é caracterizada como de campo. A metodologia utilizada para se chegar à análise será a abordagem qualitativa onde serão adotados como instrumento de análise os documentos da Escola, como o livro de atas de reuniões de pais, os livros de ocorrências no período de 2011 a 2013, e um questionário direcionado à gestão, professores e funcionários da escola.