ESTUDO DE CASO DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL TEODORO SAMPAIO (SALVADOR- BAHIA)
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21005 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 800 "inscrito_id" => 9183 "titulo" => "ESTUDO DE CASO DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL TEODORO SAMPAIO (SALVADOR- BAHIA)" "resumo" => "O presente trabalho é uma pesquisa em andamento do Mestrado Profissional – GESTEC-UNEB, no qual procuramos retratar sobre gestão e violência na Escola Municipal Teodoro Sampaio (2011-2013) – tem como objetivo investigar o fenômeno da violência a partir da perspectiva dos Direitos Humanos e a ação da Escola Municipal Teodoro Sampaio para enfrentá-la. Este estudo pretende dar um enfoque especial à violência na escola pública e suas manifestações, problematizando a atuação da gestão escolar no enfrentamento desse problema. A presente pesquisa foi construída através das leituras de autores os quais estudam a relação entre direitos humanos, violência, contexto e gestão escolar. Uma educação pautada nos direitos humanos contribui para a formação de um cidadão pleno e com uma visão holística da sociedade em toda a sua complexidade, contribuindo para o fortalecimento da democracia. Desta forma, são grandes os desafios do gestor escolar na garantia da gestão democrática e participativa, principalmente na mobilização e articulação diante das diversidades. A pesquisa é de cunho qualitativo e é caracterizada como de campo. A metodologia utilizada para se chegar à análise será a abordagem qualitativa onde serão adotados como instrumento de análise os documentos da Escola, como o livro de atas de reuniões de pais, os livros de ocorrências no período de 2011 a 2013, e um questionário direcionado à gestão, professores e funcionários da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, GESTÃO, VIOLÊNCIA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID9183_10082016170406.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LICIA DO ESPIRITO SANTO VIANA" "autor_nome_curto" => "LICIA VIANA" "autor_email" => "licia_viana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21005 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 800 "inscrito_id" => 9183 "titulo" => "ESTUDO DE CASO DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL TEODORO SAMPAIO (SALVADOR- BAHIA)" "resumo" => "O presente trabalho é uma pesquisa em andamento do Mestrado Profissional – GESTEC-UNEB, no qual procuramos retratar sobre gestão e violência na Escola Municipal Teodoro Sampaio (2011-2013) – tem como objetivo investigar o fenômeno da violência a partir da perspectiva dos Direitos Humanos e a ação da Escola Municipal Teodoro Sampaio para enfrentá-la. Este estudo pretende dar um enfoque especial à violência na escola pública e suas manifestações, problematizando a atuação da gestão escolar no enfrentamento desse problema. A presente pesquisa foi construída através das leituras de autores os quais estudam a relação entre direitos humanos, violência, contexto e gestão escolar. Uma educação pautada nos direitos humanos contribui para a formação de um cidadão pleno e com uma visão holística da sociedade em toda a sua complexidade, contribuindo para o fortalecimento da democracia. Desta forma, são grandes os desafios do gestor escolar na garantia da gestão democrática e participativa, principalmente na mobilização e articulação diante das diversidades. A pesquisa é de cunho qualitativo e é caracterizada como de campo. A metodologia utilizada para se chegar à análise será a abordagem qualitativa onde serão adotados como instrumento de análise os documentos da Escola, como o livro de atas de reuniões de pais, os livros de ocorrências no período de 2011 a 2013, e um questionário direcionado à gestão, professores e funcionários da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, GESTÃO, VIOLÊNCIA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID9183_10082016170406.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LICIA DO ESPIRITO SANTO VIANA" "autor_nome_curto" => "LICIA VIANA" "autor_email" => "licia_viana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }