O presente trabalho tem por finalidade apresentar o projeto “O uso de artefatos históricos nas aulas de Matemática: uma proposta de oficinas para o Ensino Fundamental”, desenvolvido no âmbito de Programa de Licenciatura – Prolicen/2016, da Unuversidade Federal da Paraíba. O projeto supracitado objetiva promover uma aproximação entre o Curso de Licenciatura em Matemática, do Campus IV – Litoral Norte e uma escola da Educação Básica, por meio do oferecimento de oficinas a alunos do Ensino Fundamental em que serão explorados diversos artefatos históricos, por meio de atividades estruturadas. A metodologia a ser utilizada no projeto compreenderá cinco etapas: (i) seminários de estudo; (ii) adaptação dos Cadernos temáticos elaborados no projeto anterior; (iii) ministração das oficinas para alunos do Ensino Fundamental; (iv) avaliação do projeto e; (v) elaboração do Relatório Final. Nos apoiaremos nos aportes teóricos de Mendes (2001), no que diz respeito à História da Matemática e Oliveira (2009), no que tange ao uso de artefatos históricos. Assim, pretendemos oportunizar aos envolvidos no projeto, discussões, reflexões e práticas que possibilitem uma re-significação do conhecimento matemático.