A participação efetiva em feira de ciências constitui um elemento educativo de grande significado para a aprendizagem. Com o objetivo de dinamizar o ensino de Biologia voltado para uma maior aproximação com a comunidade, diferentes aspectos didáticos foram utilizados no momento da avaliação de conteúdos zoológicos sobre invertebrados. Para mobilizar os participantes no processo de construção científica a ser exposto publicamente, processou-se uma busca bibliográfica acerca do tema feira de ciências e também considerações didáticas inovadoras explorando informações relacionadas aos animais. Uma seleção de diversas produções desenvolvidas em sala de aula foi feita para evidenciar elementos pedagógicos inéditos. O trabalho incluiu a montagem e exposição didática de exemplar de animal em modelo tridimensional, confeccionado artesanalmente, para enfatizar a visualização de estruturas interiores. Foram utilizadas massas de modelar de diversas cores. Estratégias visuais associadas à maquete representativa do anelídeo foram utilizadas. Um jogo interativo envolvendo premiações surpresas incentivou a participação do público. O banner exposto complementou o aprendizado e a estruturação de uma fanpage forneceu busca das informações posteriormente. Visualizou-se grande interesse por parte dos alunos envolvidos como ainda potencializou-se uma aula dinâmica capaz de inspirar futuras atuações pedagógicas interativas envolvendo a comunidade.