A pesquisa na área de Ensino de Química tem se apresentado como um campo amplo e de crescente importância, contribuindo para formar professores comprometidos, ajudando os professores a superar ideias simplistas sobre a prática pedagógica docente, pois estimula a reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula. Neste sentido, a participação dos professores em eventos científicos, se apresenta como essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos, que tem como objetivo reunir profissionais ou estudantes para trocar e transmitir informações de interesse comum referentes à sua área de formação. Pensando nestas questões, este trabalho de pesquisa tem como objetivo diagnosticar qual a importância atribuída pelos estudantes concluintes do curso de Licenciatura em Química da UFCG- Campus Cuité-PB na participação em eventos científicos para a sua formação acadêmica. Trata-se de um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. A amostra é composta por quatro estudantes concluintes do semestre 2016.1. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário contendo dez questões. Os dados foram analisados, utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que os estudantes têm participado ativamente dos eventos científicos, atribuindo importância para a sua formação acadêmica, sendo necessário que a universidade incentive com mais frequência à participação dos alunos nos eventos, oportunizando melhores condições financeiras para o seu acesso. Outros afirmam que os professores precisam incentivá-los, melhorando o processo de orientação dos trabalhos. Apesar das dificuldades, percebeu-se que os estudantes têm participado de grandes eventos da área de Química e Ensino de Química, o que consequentemente tem contribuído de forma significativa para a sua formação acadêmica.