Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFCG SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS CIENTÍFICOS PARA A SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA.

Palavra-chaves: EVENTOS CIENTÍFICOS, PESQUISA, IMPORTÂNCIA Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20293
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3420
    "inscrito_id" => 12932
    "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFCG SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS CIENTÍFICOS PARA A SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA."
    "resumo" => "A pesquisa na área de Ensino de Química tem se apresentado como um campo amplo e de crescente importância, contribuindo para formar professores comprometidos, ajudando os professores a superar ideias simplistas sobre a prática pedagógica docente, pois estimula a reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula. Neste sentido, a participação dos professores em eventos científicos, se apresenta como essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos, que tem como objetivo reunir profissionais ou estudantes para trocar e transmitir informações de interesse comum referentes à sua área de formação. Pensando nestas questões, este trabalho de pesquisa tem como objetivo diagnosticar qual a importância atribuída pelos estudantes concluintes do curso de Licenciatura em Química da UFCG- Campus Cuité-PB na participação em eventos científicos para a sua formação acadêmica. Trata-se de um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. A amostra é composta por quatro estudantes concluintes do semestre 2016.1. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário contendo dez questões. Os dados foram analisados, utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que os estudantes têm participado ativamente dos eventos científicos, atribuindo importância para a sua formação acadêmica, sendo necessário que a universidade incentive com mais frequência à participação dos alunos nos eventos, oportunizando melhores condições financeiras para o seu acesso. Outros afirmam que os professores precisam incentivá-los, melhorando o processo de orientação dos trabalhos. Apesar das dificuldades, percebeu-se que os estudantes têm participado de grandes eventos da área de Química e Ensino de Química, o que consequentemente tem contribuído de forma significativa para a sua formação acadêmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EVENTOS CIENTÍFICOS, PESQUISA, IMPORTÂNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID12932_19082016043525.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMERSON BATISTA DE SOUTO"
    "autor_nome_curto" => "EMERSON SOUTO"
    "autor_email" => "emerson.souto2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20293
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3420
    "inscrito_id" => 12932
    "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFCG SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS CIENTÍFICOS PARA A SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA."
    "resumo" => "A pesquisa na área de Ensino de Química tem se apresentado como um campo amplo e de crescente importância, contribuindo para formar professores comprometidos, ajudando os professores a superar ideias simplistas sobre a prática pedagógica docente, pois estimula a reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula. Neste sentido, a participação dos professores em eventos científicos, se apresenta como essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos, que tem como objetivo reunir profissionais ou estudantes para trocar e transmitir informações de interesse comum referentes à sua área de formação. Pensando nestas questões, este trabalho de pesquisa tem como objetivo diagnosticar qual a importância atribuída pelos estudantes concluintes do curso de Licenciatura em Química da UFCG- Campus Cuité-PB na participação em eventos científicos para a sua formação acadêmica. Trata-se de um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. A amostra é composta por quatro estudantes concluintes do semestre 2016.1. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário contendo dez questões. Os dados foram analisados, utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que os estudantes têm participado ativamente dos eventos científicos, atribuindo importância para a sua formação acadêmica, sendo necessário que a universidade incentive com mais frequência à participação dos alunos nos eventos, oportunizando melhores condições financeiras para o seu acesso. Outros afirmam que os professores precisam incentivá-los, melhorando o processo de orientação dos trabalhos. Apesar das dificuldades, percebeu-se que os estudantes têm participado de grandes eventos da área de Química e Ensino de Química, o que consequentemente tem contribuído de forma significativa para a sua formação acadêmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EVENTOS CIENTÍFICOS, PESQUISA, IMPORTÂNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID12932_19082016043525.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMERSON BATISTA DE SOUTO"
    "autor_nome_curto" => "EMERSON SOUTO"
    "autor_email" => "emerson.souto2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A pesquisa na área de Ensino de Química tem se apresentado como um campo amplo e de crescente importância, contribuindo para formar professores comprometidos, ajudando os professores a superar ideias simplistas sobre a prática pedagógica docente, pois estimula a reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula. Neste sentido, a participação dos professores em eventos científicos, se apresenta como essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos, que tem como objetivo reunir profissionais ou estudantes para trocar e transmitir informações de interesse comum referentes à sua área de formação. Pensando nestas questões, este trabalho de pesquisa tem como objetivo diagnosticar qual a importância atribuída pelos estudantes concluintes do curso de Licenciatura em Química da UFCG- Campus Cuité-PB na participação em eventos científicos para a sua formação acadêmica. Trata-se de um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. A amostra é composta por quatro estudantes concluintes do semestre 2016.1. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário contendo dez questões. Os dados foram analisados, utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que os estudantes têm participado ativamente dos eventos científicos, atribuindo importância para a sua formação acadêmica, sendo necessário que a universidade incentive com mais frequência à participação dos alunos nos eventos, oportunizando melhores condições financeiras para o seu acesso. Outros afirmam que os professores precisam incentivá-los, melhorando o processo de orientação dos trabalhos. Apesar das dificuldades, percebeu-se que os estudantes têm participado de grandes eventos da área de Química e Ensino de Química, o que consequentemente tem contribuído de forma significativa para a sua formação acadêmica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.