AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFCG SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS CIENTÍFICOS PARA A SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20293 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3420 "inscrito_id" => 12932 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFCG SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS CIENTÍFICOS PARA A SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA." "resumo" => "A pesquisa na área de Ensino de Química tem se apresentado como um campo amplo e de crescente importância, contribuindo para formar professores comprometidos, ajudando os professores a superar ideias simplistas sobre a prática pedagógica docente, pois estimula a reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula. Neste sentido, a participação dos professores em eventos científicos, se apresenta como essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos, que tem como objetivo reunir profissionais ou estudantes para trocar e transmitir informações de interesse comum referentes à sua área de formação. Pensando nestas questões, este trabalho de pesquisa tem como objetivo diagnosticar qual a importância atribuída pelos estudantes concluintes do curso de Licenciatura em Química da UFCG- Campus Cuité-PB na participação em eventos científicos para a sua formação acadêmica. Trata-se de um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. A amostra é composta por quatro estudantes concluintes do semestre 2016.1. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário contendo dez questões. Os dados foram analisados, utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que os estudantes têm participado ativamente dos eventos científicos, atribuindo importância para a sua formação acadêmica, sendo necessário que a universidade incentive com mais frequência à participação dos alunos nos eventos, oportunizando melhores condições financeiras para o seu acesso. Outros afirmam que os professores precisam incentivá-los, melhorando o processo de orientação dos trabalhos. Apesar das dificuldades, percebeu-se que os estudantes têm participado de grandes eventos da área de Química e Ensino de Química, o que consequentemente tem contribuído de forma significativa para a sua formação acadêmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EVENTOS CIENTÍFICOS, PESQUISA, IMPORTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID12932_19082016043525.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON BATISTA DE SOUTO" "autor_nome_curto" => "EMERSON SOUTO" "autor_email" => "emerson.souto2@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20293 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3420 "inscrito_id" => 12932 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFCG SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS CIENTÍFICOS PARA A SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA." "resumo" => "A pesquisa na área de Ensino de Química tem se apresentado como um campo amplo e de crescente importância, contribuindo para formar professores comprometidos, ajudando os professores a superar ideias simplistas sobre a prática pedagógica docente, pois estimula a reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula. Neste sentido, a participação dos professores em eventos científicos, se apresenta como essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos, que tem como objetivo reunir profissionais ou estudantes para trocar e transmitir informações de interesse comum referentes à sua área de formação. Pensando nestas questões, este trabalho de pesquisa tem como objetivo diagnosticar qual a importância atribuída pelos estudantes concluintes do curso de Licenciatura em Química da UFCG- Campus Cuité-PB na participação em eventos científicos para a sua formação acadêmica. Trata-se de um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. A amostra é composta por quatro estudantes concluintes do semestre 2016.1. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário contendo dez questões. Os dados foram analisados, utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que os estudantes têm participado ativamente dos eventos científicos, atribuindo importância para a sua formação acadêmica, sendo necessário que a universidade incentive com mais frequência à participação dos alunos nos eventos, oportunizando melhores condições financeiras para o seu acesso. Outros afirmam que os professores precisam incentivá-los, melhorando o processo de orientação dos trabalhos. Apesar das dificuldades, percebeu-se que os estudantes têm participado de grandes eventos da área de Química e Ensino de Química, o que consequentemente tem contribuído de forma significativa para a sua formação acadêmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EVENTOS CIENTÍFICOS, PESQUISA, IMPORTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID12932_19082016043525.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON BATISTA DE SOUTO" "autor_nome_curto" => "EMERSON SOUTO" "autor_email" => "emerson.souto2@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }