O presente artigo busca analisar a formação dos professores de geografia, a partir da reflexão acerca da relação entre tal formação e os relatos baseados em pesquisas bibliográficas sobre as práticas educacionais direcionadas aos alunos da educação básica. Para isso, apresentamos algumas concepções sobre a educação e a importância da ciência geográfica como componente curricular da educação básica. Partiremos do estudo analítico-descritivo do referencial teórico sobre a temática em questão. Compreendendo assim, que a atual formação acadêmica nos cursos de licenciatura em geografia tem disponibilizado de algumas questões pertinentes para que os futuros docentes sintam-se seguros na prática educacional, mas, tais condições precisam ser ampliadas e/ou ainda (re) estruturadas. Pois, a crença na transformação da educação e na credibilidade de uma educação de qualidade e eficiência ocorrerá quando houver uma efetiva integração entre a escola, família e sociedade. A pesquisa não se esgota por aqui. Pretendemos que essa sensação de inacabamento se transforme em inquietação e seja o princípio de outros estudos.