O uso da tecnologia em sala de aula tem sido um tema recorrente nos debates sobre educação. Um número significativo de professores sustenta a ideia de que não há como atrair a atenção dos alunos, enquanto seus interesses estão voltados para o uso, cada vez maior, de computadores e celulares na escola. Proibir, coibir, impedir, são atitudes tomadas pelas escolas em todo o país. O objetivo desse artigo é discutir a possibilidade dos professores, em sala de aula, usarem a tecnologia em suas práticas pedagógicas de modo a possibilitar o diálogo entre o ensino convencional e o ensino que uso os instrumentos tecnológicos como essenciais no repasse dos conteúdos selecionados para o ano letivo. Optou-se por um estudo bibliográfico no intuito de analisar as ideias de autores que compartilham da ideia de que não há possibilidades de recusar a entrada da tecnologia da internet nas instituições de ensino. Os resultados apontam que a tecnologia sempre esteve presente na vida do homem e sempre vai estar. Dessa forma, a de se destacar a necessidade de que aja um equilíbrio entre práticas convencionais de ensino e o uso da tecnologia. As escolas terão o compromisso de discutir a melhor maneira de encontrar esse equilíbrio. Um Projeto Político Pedagógico, galgado no diálogo, na abertura para novas formas de ensino, conseguirá unir a teoria a prática e a tecnologia. A formação acadêmica configura-se como elementar na inovação pedagógica metodológica. No entanto, fica evidente que não só as políticas educacionais são responsáveis por mudanças. Falasse em coletividade. Todas as instâncias trabalhando para a aprendizagem de crianças, jovens e adultos.