A AUSÊNCIA DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19666 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1681 "inscrito_id" => 11173 "titulo" => "A AUSÊNCIA DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este estudo busca relatar a experiência desenvolvida por acadêmicas do Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri - URCA durante o estágio Supervisionado II, vivenciado no ensino fundamental I. A pesquisa em questão caracteriza-se como um estudo qualitativo de caráter exploratório, do tipo relato de experiência. Descreve a experiência desenvolvida no estágio curricular supervisionado realizado pelas acadêmicas do quinto semestre no Centro Educacional Alegria de Viver na cidade de Iguatu-CE, no período de 09 de maio à 17 de julho envolvendo alunos com diferentes faixas etárias no contexto da disciplina Educação Física. A Educação Física escolar nos anos iniciais assume um importante papel no desenvolvimento integral das crianças, porém algumas instituições de ensino não proporcionam essas práxis descartando a possibilidade de melhorar as habilidades motoras básicas no processo de formação das crianças. O objetivo deste é refletir a prática da educação física escolar nas séries iniciais do fundamental analisando o tratamento que essa recebe principalmente no que concerne a sua ausência e discutir sobre a importância da educação física escolar no processo de ensino aprendizagem. As informações expostas aqui foram conseguidas através de um questionário semiestruturado destinado à cinco professoras formadas em pedagogia e que atuam diretamente no fundamental I com o intuito de elucidar a questão da ausência da educação física escolar. Conclui-se que é notório o desinteresse da escola por parte da educação física e é possível listar as inúmeras dificuldades encontradas como: A falta de materiais, espaço inadequado e a falta de profissionais formados na área para realização dessa prática pedagógica. Assim, esperamos que esses resultados sirvam de reflexão para a comunidade escolar, que revejam seus métodos utilizados para ministrar a disciplina de Educação Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, AUSÊNCIA, IMPORTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID11173_15082016123944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NIVEA MARIA NUNES LEMOS" "autor_nome_curto" => "NIVEA" "autor_email" => "marianivea01@gmail.com" "autor_ies" => "URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19666 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1681 "inscrito_id" => 11173 "titulo" => "A AUSÊNCIA DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este estudo busca relatar a experiência desenvolvida por acadêmicas do Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri - URCA durante o estágio Supervisionado II, vivenciado no ensino fundamental I. A pesquisa em questão caracteriza-se como um estudo qualitativo de caráter exploratório, do tipo relato de experiência. Descreve a experiência desenvolvida no estágio curricular supervisionado realizado pelas acadêmicas do quinto semestre no Centro Educacional Alegria de Viver na cidade de Iguatu-CE, no período de 09 de maio à 17 de julho envolvendo alunos com diferentes faixas etárias no contexto da disciplina Educação Física. A Educação Física escolar nos anos iniciais assume um importante papel no desenvolvimento integral das crianças, porém algumas instituições de ensino não proporcionam essas práxis descartando a possibilidade de melhorar as habilidades motoras básicas no processo de formação das crianças. O objetivo deste é refletir a prática da educação física escolar nas séries iniciais do fundamental analisando o tratamento que essa recebe principalmente no que concerne a sua ausência e discutir sobre a importância da educação física escolar no processo de ensino aprendizagem. As informações expostas aqui foram conseguidas através de um questionário semiestruturado destinado à cinco professoras formadas em pedagogia e que atuam diretamente no fundamental I com o intuito de elucidar a questão da ausência da educação física escolar. Conclui-se que é notório o desinteresse da escola por parte da educação física e é possível listar as inúmeras dificuldades encontradas como: A falta de materiais, espaço inadequado e a falta de profissionais formados na área para realização dessa prática pedagógica. Assim, esperamos que esses resultados sirvam de reflexão para a comunidade escolar, que revejam seus métodos utilizados para ministrar a disciplina de Educação Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, AUSÊNCIA, IMPORTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID11173_15082016123944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NIVEA MARIA NUNES LEMOS" "autor_nome_curto" => "NIVEA" "autor_email" => "marianivea01@gmail.com" "autor_ies" => "URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }