Este trabalho traz a discussão de práticas de leitura em duas escolas públicas de excelência e referência na formação de professores no Rio de Janeiro. Serão descritas as práticas das Rodas de leitura como estratégias de promoção de leitura nas salas de aula do primeiro e quinto anos do Ensino Fundamental. As rodas de leitura, de notícias e de ciências fazem parte das atividades permanentes semanais nas referidas escolas. O objetivo desse trabalho é realizar a divulgação científica de uma metodologia de trabalho focada no fomento à leitura nos Anos Iniciais. A metodologia empregada é a descrição do trajeto de como cada atividade é consolidada no trabalho pedagógico cotidiano. A partir das leituras realizadas nas rodas, analisaremos a avaliação feita pelas crianças das atividades de seus pares, por meio da ficha de síntese e avaliação das rodas, para o quinto ano e relato oral para o primeiro ano. Os resultados apontam para o grande impacto que a leitura de cerca de oito livros por ano para cada criança e a escuta de cerca de cem títulos apresentados por seus colegas de classe ao longo do ano letivo. A oralidade, a capacidade de expressar sua opinião também por escrito, a escuta atenta, a superação do medo de falar em público, o respeito às regras de convivência e o interesse por livros, são indicadores qualitativos das ações que têm reflexo integral no processo de ensino-aprendizagem. Especialmente sublinhamos a oportunidade do encontro entre as crianças, do sentar em círculo, do olhar, escutar e falar nessas redes de partilha de saber e construção da autonomia através do incentivo à leitura.