A HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NAS TURMAS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19854 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2357 "inscrito_id" => 11138 "titulo" => "A HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NAS TURMAS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS." "resumo" => "Entende-se que a pesquisa é um procedimento racional e sistemático, que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. O presente trabalho objetiva conhecer o posicionamentos dos alunos frente a abordagem da História da química como instrumento facilitador da aprendizagem na disciplina de Química, bem como avaliar as dificuldades dos alunos com a referida disciplina e se a inserção da História da química dentro das aulas proporcionaria benefícios aos alunos no que diz respeito a aprendizagem. A pesquisa na qual se fundamenta este artigo foi realizada com alunos do 1° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Nelson Serejo de Carvalho (CEMA) localizado no município de Zé Doca, Com a análise dos resultados obtidos foi possível verificar que os alunos encontram sim dificuldades na aprendizagem da disciplina Química e listam como principais obstáculos que os conteúdos são densos e desinteressantes e a metodologia utilizada pelo professor não motiva, grande porcentagem dos alunos considera importante o estudo da história da química e gostariam que a mesma fosse utilizada durante as aulas, no entanto a falta de interesse por parte de uma pequena porcentagem de alunos em estudar sobre História da química afirmando ser apenas mais conteúdos acrescentados a disciplina. Mais ainda assim, em sua maioria os alunos acreditam que essa abordagem traria benefícios a aprendizagem da química os alunos sabem dos benefícios e afirmam que essa abordagem dinamizaria o ensino tornado a aprendizagem mais eficaz e criativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA QUÍMICA, APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID11138_16082016190541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUENY AMORIM DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUENY AMORIM" "autor_email" => "luenyoliveira.ifma@gmail." "autor_ies" => "IFMA - CAMPUS ZÉ DOCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19854 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2357 "inscrito_id" => 11138 "titulo" => "A HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NAS TURMAS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS." "resumo" => "Entende-se que a pesquisa é um procedimento racional e sistemático, que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. O presente trabalho objetiva conhecer o posicionamentos dos alunos frente a abordagem da História da química como instrumento facilitador da aprendizagem na disciplina de Química, bem como avaliar as dificuldades dos alunos com a referida disciplina e se a inserção da História da química dentro das aulas proporcionaria benefícios aos alunos no que diz respeito a aprendizagem. A pesquisa na qual se fundamenta este artigo foi realizada com alunos do 1° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Nelson Serejo de Carvalho (CEMA) localizado no município de Zé Doca, Com a análise dos resultados obtidos foi possível verificar que os alunos encontram sim dificuldades na aprendizagem da disciplina Química e listam como principais obstáculos que os conteúdos são densos e desinteressantes e a metodologia utilizada pelo professor não motiva, grande porcentagem dos alunos considera importante o estudo da história da química e gostariam que a mesma fosse utilizada durante as aulas, no entanto a falta de interesse por parte de uma pequena porcentagem de alunos em estudar sobre História da química afirmando ser apenas mais conteúdos acrescentados a disciplina. Mais ainda assim, em sua maioria os alunos acreditam que essa abordagem traria benefícios a aprendizagem da química os alunos sabem dos benefícios e afirmam que essa abordagem dinamizaria o ensino tornado a aprendizagem mais eficaz e criativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA QUÍMICA, APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID11138_16082016190541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUENY AMORIM DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUENY AMORIM" "autor_email" => "luenyoliveira.ifma@gmail." "autor_ies" => "IFMA - CAMPUS ZÉ DOCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }