POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O ESTADO BRASILEIRO NOS ANOS 2000
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21967 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2107 "inscrito_id" => 5552 "titulo" => "POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O ESTADO BRASILEIRO NOS ANOS 2000" "resumo" => "Esse artigo analisa o Estado brasileiro dos anos 2000 e as políticas de Educação Profissional, observando como essas políticas se configuram nesse Estado que se revelou a partir da década de 1930 socialmente avançado no campo trabalhista e previdenciário. Sendo assim, a análise das políticas públicas de Educação Profissional no Brasil aqui realizada, tem como base o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, que assume uma postura histórico-crítica por não ver apenas o que se deriva dos escritos formais e discursos oficiais das políticas públicas executadas pelo Estado. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica que tratam do Estado brasileiro e analisam como ocorreu a formação das políticas sociais. Discutiremos a relação do Estado com as Políticas Sociais para a Educação Profissional, observando suas implicações legais, o financiamento e a ideologia presente nessa relação, em específico, as reflexões políticas acerca da Educação Profissional busca compreender os aspectos ideológicos que estão para além do que é aparente em seus normativos legais. Consideramos que, a contradição do sistema liberal capitalista oferece garantias formais de direitos sociais, mas é incapaz de materializar essas garantias sem ferir sua própria lógica. Isso faz com que seja gerada uma tensão que é minimizada através de políticas sociais mínimas, focalizadas e individualizadas que vão à reversão do processo de conquista da cidadania e organização dos cidadãos para buscarem seus direitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, POLÍTICAS SOCIAIS, ESTADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID5552_15082016205944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ETIENE FIGUEIREDO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ETIENE FERREIRA" "autor_email" => "etiferreira2005@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21967 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2107 "inscrito_id" => 5552 "titulo" => "POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O ESTADO BRASILEIRO NOS ANOS 2000" "resumo" => "Esse artigo analisa o Estado brasileiro dos anos 2000 e as políticas de Educação Profissional, observando como essas políticas se configuram nesse Estado que se revelou a partir da década de 1930 socialmente avançado no campo trabalhista e previdenciário. Sendo assim, a análise das políticas públicas de Educação Profissional no Brasil aqui realizada, tem como base o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, que assume uma postura histórico-crítica por não ver apenas o que se deriva dos escritos formais e discursos oficiais das políticas públicas executadas pelo Estado. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica que tratam do Estado brasileiro e analisam como ocorreu a formação das políticas sociais. Discutiremos a relação do Estado com as Políticas Sociais para a Educação Profissional, observando suas implicações legais, o financiamento e a ideologia presente nessa relação, em específico, as reflexões políticas acerca da Educação Profissional busca compreender os aspectos ideológicos que estão para além do que é aparente em seus normativos legais. Consideramos que, a contradição do sistema liberal capitalista oferece garantias formais de direitos sociais, mas é incapaz de materializar essas garantias sem ferir sua própria lógica. Isso faz com que seja gerada uma tensão que é minimizada através de políticas sociais mínimas, focalizadas e individualizadas que vão à reversão do processo de conquista da cidadania e organização dos cidadãos para buscarem seus direitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, POLÍTICAS SOCIAIS, ESTADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID5552_15082016205944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ETIENE FIGUEIREDO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ETIENE FERREIRA" "autor_email" => "etiferreira2005@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }