A educação sexual dentro das escolas brasileiras era tida como “tabu”. O início da vida sexual dos adolescentes cada vez mais cedo, torna-se um dos problemas enfrentado pelos pais e para a escola nos dias atuais, devido muitas vezes, à falta de diálogo entre pais e filhos. O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções dos alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Floriano/PI, acerca da temática educação sexual, bem como da importância do esclarecimento mais amplo sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Adotou-se uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, com observações in loco. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários semiestruturados aplicados em dois momentos distintos com 27 (vinte e sete) alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Floriano/PI, o primeiro objetivando diagnosticar as percepções dos alunos sobre a temática. Logo após, foi realizada uma dinâmica como atividade didático-pedagógica para orientação de forma lúdica, e esclarecimento de dúvidas sobre a temática, executada pelos autores deste artigo. Posteriormente, aplicou-se o segundo questionário para analisar as contribuições proporcionadas para estes alunos. Identificou mediante a análise dos questionários e falas dos sujeitos da pesquisa, que a grande maioria não conversa com os pais sobre sexualidade e não sabiam informações básicas sobre as principais doenças que poderiam acometê-los sem medidas preventivas. Portanto, cabe aos pais juntamente com a escola trabalharem de forma conjunta, esclarecendo dúvidas e dando suporte a estes estudantes, uma vez que, certamente esse é um período de grandes mudanças em suas vida.