O presente trabalho apresenta um relato de experiência de uma atividade realizada em uma escola pública do Recife, com duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, realizamos algumas atividades para saber o que as crianças entendiam por ser menino e ser menina. Em um primeiro momento, realizamos uma atividade em que pudéssemos sondar conhecimento prévios das crianças. Posteriormente, promovemos um debate através de uma obra literária, analisando como a literatura infanto-juvenil pode promover discussões sobre as relações de gênero, contribuindo para a quebra de paradigmas e desconstrução de estereótipos. Para esse debate, ressaltamos a ética, permitindo ao sujeito viver em sociedade. Neste trabalho conceituamos gênero, que se diferencia imediatamente de sexo e orientação sexual. A seguir, discutimos o papel do (a) professor (a) no trato com as questões de gênero e de que forma a literatura infanto-juvenil se apresenta como um importante recurso no trato dessa temática. Por fim, relatamos a aula feita com na escola, e os resultados advindos dela. Analisamos a postura das crianças perante o olhar para esta temática tão importante para a vida em sociedade. Acreditamos que esse trabalho venha a orientar os professores e professoras no trato das questões de gênero, promovendo discussões e solucionando dúvidas, especificamente sobre que caminhos e recursos pedagógicos podem orientar práticas em sala de aula.