A formação de professores é um tema constante na pauta de discussão de estudiosos, especialistas e pesquisadores da educação. A complexidade e riqueza que perpassa as demandas relativas ao tema instiga, amplia e proporciona a construção de novos projetos e conhecimentos. A busca pela compreensão do tema e a contribuição para a prática pedagógica têm sido constante entre os professores de ensino superior do curso de Licenciatura em Letras da UFPB. Especialmente, nesses últimos anos, em que as prerrogativas legais (Resoluções e Normas), (re)estruturaram os programas curriculares e (re)definiram mudanças nas concepções e práticas docentes. O artigo discute a formação de professores do Curso de Licenciatura em Letras da UFPB. Apresenta o Projeto Pedagógico de Curso – PPC, os desdobramentos na formação dos licenciados e os resultados da análise da pesquisa realizada com uma turma concluinte do curso, do período 2014.2. A coleta de dados se concretiza através de um questionário (diagnóstico) da turma e a análise de conteúdo (Bardin, 2010) possibilita a apreciação dos dados. Os resultados sinalizam o surgimento de uma nova política nacional de formação docente em que a autoformação seja o elemento preponderante e constituinte da formação inicial e continuada.