Um dos desafios atuais na educação é propiciar oportunidades de letramentos autênticos aos nossos estudantes. Práticas de letramento que considerem seus conhecimentos prévios e suas concepções de vida, cultura, sociedade. Letramento que o leve a refletir sobre si mesmo e seu entorno. A dificuldade é oportunizar essas práticas de letramento de forma eficaz e contínua promovendo a autonomia dos educandos. A proposta deste trabalho foi experimentar a inserção de uma mídia comunicativa no ambiente escolar que mobilizasse a participação dos estudantes. O rádio é um veículo de comunicação muito popular. É apreciado entre os jovens e tem amplo alcance como mídia comunicativa. Ao considerar estes aspectos, este projeto desenvolvido juntamente com professores e estudantes do ensino médio da EREM Severino Farias, transforma a rádio escolar em instrumento pedagógico com o objetivo de formar pessoas autônomas e críticas que saibam trabalhar em equipe, fomentando a participação cada vez mais parceira entre educadores e educandos, despertando-os para temáticas importantes na atualidade, tornando-os cidadãos proativos. E propiciando práticas de letramento social significativas porque eleitas e construídas por eles. O projeto desenvolveu-se a partir da reestruturação do antigo estúdio de rádio da escola com aquisição de novos equipamentos, seleção e treinamento da equipe de alunos, distribuição das tarefas e montagem da programação. Aproveitando recreios e intervalos do almoço nos dias que os educandos permanecem em período integral na escola, a rádio disponibiliza: informes da gestão escolar, música, entrevistas, reportagens, mensagens e recados. A rádio escolar possibilitou a comunicação com o público ouvinte recebendo críticas e sugestões. E realiza pesquisas de opinião para aferir índices de resultado do trabalho. Ela agrega toda a comunidade escolar melhorando a comunicação institucional entre todos que a integram (educandos, professores, funcionários, gestão). A rádio escolar incorporou-se ao cotidiano apresentando relevância para o processo de formação integral dos educandos, propiciando-os um letramento social ao estimular a prática de competências linguísticas importantes como: leitura, compreensão e produção de textos opinativos e argumentativos.