Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTRODUÇÃO DA LINGUAGEM E NOMENCLATURA CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: LINGUAGEM CIENTÍFICA, NOMENCLATURA CIENTÍFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21276
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3426
    "inscrito_id" => 11303
    "titulo" => "INTRODUÇÃO DA LINGUAGEM E NOMENCLATURA CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O uso da nomenclatura bem como da linguagem científica é essencial para que os estudantes além de obterem um novo aprendizado, ampliem o seu conhecimento acerca da área científica. No entanto o estudo desta temática gera diversos questionamentos e contrapontos por parte de alguns autores, haja vista alguns relatarem que pelo fato dos educandos ainda estarem numa idade mínima para a compreensão da linguagem científica, não terão o entendimento adequado, enquanto outros destacam que a alfabetização científica poderá constituir-se como alternativa eficaz no desenvolvimento do espírito crítico e criativo do educando, conferindo um novo significado ao ensino de Ciências. Ainda defendem que quanto mais cedo os estudantes tiverem contato com a linguagem científica, mais cedo eles conseguirão entender fenômenos que acontecem em seu cotidiano e dar respostas científicas para tais fatos. Em meio a essas discordâncias, o presente trabalho traz a tona essas argumentações, a fim de que o leitor possa tomar conhecimento sobre as diferentes visões que envolvem o tema em questão. Ademais, trabalhar com este assunto possibilitou a obtenção de um conhecimento mais amplo e aprofundado a respeito do mesmo. Assim, foi possível verificar a presença incontestável de um agravante que dificulta uma boa interpretação dos conceitos estudados pelos discentes, sendo este o grande número de nomenclaturas existentes e que são lançadas durante a aula para serem aprendidas e internalizadas, sem a devida preocupação da real compreensão do estudante. Portanto, percebeu-se que trabalhar essa temática envolve dificuldades, todavia, quando abordada de forma dinâmica e ilustrativa possibilitará um envolvimento e compreensão mais significativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM CIENTÍFICA, NOMENCLATURA CIENTÍFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID11303_19082016090824.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRA DE SOUSA CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA SOUS"
    "autor_email" => "alexsandrasousac@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21276
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3426
    "inscrito_id" => 11303
    "titulo" => "INTRODUÇÃO DA LINGUAGEM E NOMENCLATURA CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O uso da nomenclatura bem como da linguagem científica é essencial para que os estudantes além de obterem um novo aprendizado, ampliem o seu conhecimento acerca da área científica. No entanto o estudo desta temática gera diversos questionamentos e contrapontos por parte de alguns autores, haja vista alguns relatarem que pelo fato dos educandos ainda estarem numa idade mínima para a compreensão da linguagem científica, não terão o entendimento adequado, enquanto outros destacam que a alfabetização científica poderá constituir-se como alternativa eficaz no desenvolvimento do espírito crítico e criativo do educando, conferindo um novo significado ao ensino de Ciências. Ainda defendem que quanto mais cedo os estudantes tiverem contato com a linguagem científica, mais cedo eles conseguirão entender fenômenos que acontecem em seu cotidiano e dar respostas científicas para tais fatos. Em meio a essas discordâncias, o presente trabalho traz a tona essas argumentações, a fim de que o leitor possa tomar conhecimento sobre as diferentes visões que envolvem o tema em questão. Ademais, trabalhar com este assunto possibilitou a obtenção de um conhecimento mais amplo e aprofundado a respeito do mesmo. Assim, foi possível verificar a presença incontestável de um agravante que dificulta uma boa interpretação dos conceitos estudados pelos discentes, sendo este o grande número de nomenclaturas existentes e que são lançadas durante a aula para serem aprendidas e internalizadas, sem a devida preocupação da real compreensão do estudante. Portanto, percebeu-se que trabalhar essa temática envolve dificuldades, todavia, quando abordada de forma dinâmica e ilustrativa possibilitará um envolvimento e compreensão mais significativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM CIENTÍFICA, NOMENCLATURA CIENTÍFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID11303_19082016090824.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRA DE SOUSA CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA SOUS"
    "autor_email" => "alexsandrasousac@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O uso da nomenclatura bem como da linguagem científica é essencial para que os estudantes além de obterem um novo aprendizado, ampliem o seu conhecimento acerca da área científica. No entanto o estudo desta temática gera diversos questionamentos e contrapontos por parte de alguns autores, haja vista alguns relatarem que pelo fato dos educandos ainda estarem numa idade mínima para a compreensão da linguagem científica, não terão o entendimento adequado, enquanto outros destacam que a alfabetização científica poderá constituir-se como alternativa eficaz no desenvolvimento do espírito crítico e criativo do educando, conferindo um novo significado ao ensino de Ciências. Ainda defendem que quanto mais cedo os estudantes tiverem contato com a linguagem científica, mais cedo eles conseguirão entender fenômenos que acontecem em seu cotidiano e dar respostas científicas para tais fatos. Em meio a essas discordâncias, o presente trabalho traz a tona essas argumentações, a fim de que o leitor possa tomar conhecimento sobre as diferentes visões que envolvem o tema em questão. Ademais, trabalhar com este assunto possibilitou a obtenção de um conhecimento mais amplo e aprofundado a respeito do mesmo. Assim, foi possível verificar a presença incontestável de um agravante que dificulta uma boa interpretação dos conceitos estudados pelos discentes, sendo este o grande número de nomenclaturas existentes e que são lançadas durante a aula para serem aprendidas e internalizadas, sem a devida preocupação da real compreensão do estudante. Portanto, percebeu-se que trabalhar essa temática envolve dificuldades, todavia, quando abordada de forma dinâmica e ilustrativa possibilitará um envolvimento e compreensão mais significativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.