O presente artigo tem como objetivo analisar na sala de aula o conto Da Paz, de Marcelino Freire, usando como pressuposto teórico-metodológico o Letramento Literário. A partir das etapas da sequência básica como motivação, introdução, leitura e interpretação, realizamos uma análise do conto na sala de aula, possibilitando a ampliação do horizonte de expectativa do aluno, trazendo à tona as sensações que o texto poderia proporcionar aos alunos. O conto apresenta um discurso ambivalente com o lado negativo – degenerador – que mostra a paz de maneira grotesca e irônica e o lado positivo – regenerador – que revela a liberdade discursiva do personagem de expor seu ponto de vista sobre a paz. Dessa forma, o conto traz um discurso carnavalizado da paz, subvertendo a ordem social e moral. A aplicabilidade do conto Da Paz em sala de aula mostrou como os educandos podem possuir um nível de compreensão satisfatório sobre o texto literário, principalmente aqueles que apresentam elementos da literatura popular. Assim, o texto literário é humanizador porque o homem se ver inserido nele. Isto é muito importante, pois mostra que um leitor proficiente consegue compreender nas entrelinhas do texto o que o autor quer retratar. Concluímos que o conto possui vários elementos carnavalizados e os educandos conseguiram identificar no texto tais elementos, bem com, os questionamentos que o autor queria transmitir. Portanto, trabalhar com textos literários possibilita desencadear histórias que sugerem novas histórias, gerando mais material para leituras e diálogos.