Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONTO DA PAZ, DE MARCELINO FREIRE NA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO LETRAMENTO LITERÁRIO

Palavra-chaves: LETRAMENTO LITERÁRIO, LEITURA LITERÁRIA, CONTO CONTEMPORÂNEO, MARCELINO FREIRE Pôster (PO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21497
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2111
    "inscrito_id" => 1937
    "titulo" => "O CONTO DA PAZ, DE MARCELINO FREIRE NA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar na sala de aula o conto Da Paz, de Marcelino Freire, usando como pressuposto teórico-metodológico o Letramento Literário. A partir das etapas da sequência básica como motivação, introdução, leitura e interpretação, realizamos uma análise do conto na sala de aula, possibilitando a ampliação do horizonte de expectativa do aluno, trazendo à tona as sensações que o texto poderia proporcionar aos alunos. O conto apresenta um discurso ambivalente com o lado negativo – degenerador – que mostra a paz de maneira grotesca e irônica e o lado positivo – regenerador – que revela a liberdade discursiva do personagem de expor seu ponto de vista sobre a paz. Dessa forma, o conto traz um discurso carnavalizado da paz, subvertendo a ordem social e moral. A aplicabilidade do conto Da Paz em sala de aula mostrou como os educandos podem possuir um nível de compreensão satisfatório sobre o texto literário, principalmente aqueles que apresentam elementos da literatura popular. Assim, o texto literário é humanizador porque o homem se ver inserido nele. Isto é muito importante, pois mostra que um leitor proficiente consegue compreender nas entrelinhas do texto o que o autor quer retratar. Concluímos que o conto possui vários elementos carnavalizados e os educandos conseguiram identificar no texto tais elementos, bem com, os questionamentos que o autor queria transmitir. Portanto, trabalhar com textos literários possibilita desencadear histórias que sugerem novas histórias, gerando mais material para leituras e diálogos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, LEITURA LITERÁRIA, CONTO CONTEMPORÂNEO, MARCELINO FREIRE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA5_ID1937_15082016210433.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIENE DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACIENE SILVA"
    "autor_email" => "jacyjd.silva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21497
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2111
    "inscrito_id" => 1937
    "titulo" => "O CONTO DA PAZ, DE MARCELINO FREIRE NA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar na sala de aula o conto Da Paz, de Marcelino Freire, usando como pressuposto teórico-metodológico o Letramento Literário. A partir das etapas da sequência básica como motivação, introdução, leitura e interpretação, realizamos uma análise do conto na sala de aula, possibilitando a ampliação do horizonte de expectativa do aluno, trazendo à tona as sensações que o texto poderia proporcionar aos alunos. O conto apresenta um discurso ambivalente com o lado negativo – degenerador – que mostra a paz de maneira grotesca e irônica e o lado positivo – regenerador – que revela a liberdade discursiva do personagem de expor seu ponto de vista sobre a paz. Dessa forma, o conto traz um discurso carnavalizado da paz, subvertendo a ordem social e moral. A aplicabilidade do conto Da Paz em sala de aula mostrou como os educandos podem possuir um nível de compreensão satisfatório sobre o texto literário, principalmente aqueles que apresentam elementos da literatura popular. Assim, o texto literário é humanizador porque o homem se ver inserido nele. Isto é muito importante, pois mostra que um leitor proficiente consegue compreender nas entrelinhas do texto o que o autor quer retratar. Concluímos que o conto possui vários elementos carnavalizados e os educandos conseguiram identificar no texto tais elementos, bem com, os questionamentos que o autor queria transmitir. Portanto, trabalhar com textos literários possibilita desencadear histórias que sugerem novas histórias, gerando mais material para leituras e diálogos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, LEITURA LITERÁRIA, CONTO CONTEMPORÂNEO, MARCELINO FREIRE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA5_ID1937_15082016210433.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIENE DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACIENE SILVA"
    "autor_email" => "jacyjd.silva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar na sala de aula o conto Da Paz, de Marcelino Freire, usando como pressuposto teórico-metodológico o Letramento Literário. A partir das etapas da sequência básica como motivação, introdução, leitura e interpretação, realizamos uma análise do conto na sala de aula, possibilitando a ampliação do horizonte de expectativa do aluno, trazendo à tona as sensações que o texto poderia proporcionar aos alunos. O conto apresenta um discurso ambivalente com o lado negativo – degenerador – que mostra a paz de maneira grotesca e irônica e o lado positivo – regenerador – que revela a liberdade discursiva do personagem de expor seu ponto de vista sobre a paz. Dessa forma, o conto traz um discurso carnavalizado da paz, subvertendo a ordem social e moral. A aplicabilidade do conto Da Paz em sala de aula mostrou como os educandos podem possuir um nível de compreensão satisfatório sobre o texto literário, principalmente aqueles que apresentam elementos da literatura popular. Assim, o texto literário é humanizador porque o homem se ver inserido nele. Isto é muito importante, pois mostra que um leitor proficiente consegue compreender nas entrelinhas do texto o que o autor quer retratar. Concluímos que o conto possui vários elementos carnavalizados e os educandos conseguiram identificar no texto tais elementos, bem com, os questionamentos que o autor queria transmitir. Portanto, trabalhar com textos literários possibilita desencadear histórias que sugerem novas histórias, gerando mais material para leituras e diálogos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.