Tendo em vista os mais variados obstáculos que a maioria dos alunos portadores de algum tipo de deficiência apresentam ao captar e assimilar estabelecidos assuntos, e que a inclusão escolar é um sistema de extrema importância na vida de tais, esse trabalho tem como objetivo promover uma melhor compreensão de determinados conteúdos da disciplina de química a alunos que apresentam deficiência visual, através de experimentos, estes compostos por materiais de fácil acesso, além de explorar de forma lúdica o ensino da química em sala de aula. Como mecanismo para o recolhimento de dados, utilizou-se um o experimento de produção de gás hidrogênio a partir do alumínio, constituído por materiais simples, esses: balão, garrafa de vinho, papel alumínio e soda cáustica (NaOH) diluída em água, em que os alunos poderão perceber que o balão com o gás Hidrogênio flutua diferentemente de um balão enchido com o ar de nossos pulmões, no caso do deficiente visual, a percepção poderia ser facilitada por duas cordas leves amarradas em cada um dos balões, segurando-a, assim ele saberá a trajetória de cada um. Portanto, por meio deste estudo pode-se constatar a tamanha importância da aplicação de atividades práticas aos alunos, sejam portadores de alguma deficiência ou não, visto que as mesmas são de fundamental importância para facilitar o entendimento do assunto por alunos especiais, além de oferecer melhor compreensão do conteúdo para todos.