O presente artigo discute as relações entre a formação para a pesquisa e as concepções de pesquisa de um grupo de estudantes e egressos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz. A partir do pressuposto de que a concepção de pesquisa influencia a prática pedagógica em todos os níveis de ensino, desenvolvido por autores que versam sobre a formação de professores de ciências, buscamos identificar e discutir as concepções de pesquisa entre pedagogos, buscando estabelecer relações com a sua prática, principalmente de ciências. Para tanto, buscamos fundamento no aporte teórico do Educar pela pesquisa; do questionamento reconstrutivo a partir dos horizontes da pesquisa empírica e pesquisa prática do professor pesquisador e da pesquisa na formação e na prática docente. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semi-estruturada, sendo em seguida analisados a partir da análise textual discursiva. Os resultados indicaram concepções de pesquisa que surgem tanto vinculadas ao princípio científico quanto educativo, bem como, permite reflexões sobre a prática docente. Neste último caso, possibilita captar nas particularidades da ação docente os principais impasses, no sentido de entendê-los e solucioná-los.