Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O CONHECIMENTO COMPUTACIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIACHÃO – PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO BÁSICA, LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO, COMPUTADOR Pôster (PO) Computação
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18073
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 73
    "titulo" => "LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O CONHECIMENTO COMPUTACIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIACHÃO – PB"
    "resumo" => """
      O computador é, sem dúvida alguma, uma ferramenta que veio para ficar. Não importa o tipo de atividade, quando o computador entra em cena nela sua produtividade/eficiência tende a melhorar significativamente. Entretanto, para que essa melhora ocorra é necessário haver pessoas que dominem o uso do computador e atividades envolvidas em sua implementação, pois caso contrário, o investimento feito para adquirir as máquinas não terá valido de nada. \r\n
      Nesse sentido este trabalho tem o objetivo de oferece contribuições acerca do ensino de Computação e Linguagem de Programação na educação básica das escolas publicas da cidade de Riachão - PB. A Computação e Linguagem de Programação, entendida como o corpo de conhecimentos acerca de computadores, sistemas de computação e suas aplicações, engloba aspectos teóricos, práticos de acordo com as experiências adquiridas com suas habilidades a cerca de seu conhecimento adquiridos no dia a dia.\r\n
      No Brasil, atualmente, o aprendizado desses conceitos é reservado apenas àqueles que optam por cursos de graduação na área da Ciência da Computação. Nesse contexto a de se fazer necessário que o computador tem papel fundamental para o desenvolvimento computacional, lógico e intelectual dos alunos nas series iniciais da educação básica, pois, eles precisam ter conhecimentos de Computação, enquanto ciência, na busca por soluções de problemas mais complexos de acordo com seus níveis aplicados, bem como na construção dessas soluções para o conhecimento do aluno em diversas disciplinas escolar. Assim, a Linguagem de Programação aparece como solução para compreendemos o conhecimento a cerca de computadores e sistemas de computação, e como alternativa mais adequada seria a própria  Linguagem de Programação. \r\n
      A Linguagem de Programação é uma disciplina presente em qualquer curso de computação e informática na busca pelo conhecimento desta ciência. Em caráter introdutório preocupa-se em fornecer aos alunos as bases necessárias para o desenvolvimento da lógica de programação e, em seu estudo, representar o raciocínio envolvido através de algoritmos ou problemas computacionais.  Neste contexto, entende-se que o presente trabalho tem relevância científica e socialmente, dada a necessidade de desenvolver estudos de cunho científico sobre as questões da educação computacional nas escolas publicas da cidade de Riachão - PB.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Computação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO, COMPUTADOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA95_ID73_05052016100452.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GINALDO RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GINALDO RIBEIRO"
    "autor_email" => "ginaldo.ribeiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18073
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 73
    "titulo" => "LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O CONHECIMENTO COMPUTACIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIACHÃO – PB"
    "resumo" => """
      O computador é, sem dúvida alguma, uma ferramenta que veio para ficar. Não importa o tipo de atividade, quando o computador entra em cena nela sua produtividade/eficiência tende a melhorar significativamente. Entretanto, para que essa melhora ocorra é necessário haver pessoas que dominem o uso do computador e atividades envolvidas em sua implementação, pois caso contrário, o investimento feito para adquirir as máquinas não terá valido de nada. \r\n
      Nesse sentido este trabalho tem o objetivo de oferece contribuições acerca do ensino de Computação e Linguagem de Programação na educação básica das escolas publicas da cidade de Riachão - PB. A Computação e Linguagem de Programação, entendida como o corpo de conhecimentos acerca de computadores, sistemas de computação e suas aplicações, engloba aspectos teóricos, práticos de acordo com as experiências adquiridas com suas habilidades a cerca de seu conhecimento adquiridos no dia a dia.\r\n
      No Brasil, atualmente, o aprendizado desses conceitos é reservado apenas àqueles que optam por cursos de graduação na área da Ciência da Computação. Nesse contexto a de se fazer necessário que o computador tem papel fundamental para o desenvolvimento computacional, lógico e intelectual dos alunos nas series iniciais da educação básica, pois, eles precisam ter conhecimentos de Computação, enquanto ciência, na busca por soluções de problemas mais complexos de acordo com seus níveis aplicados, bem como na construção dessas soluções para o conhecimento do aluno em diversas disciplinas escolar. Assim, a Linguagem de Programação aparece como solução para compreendemos o conhecimento a cerca de computadores e sistemas de computação, e como alternativa mais adequada seria a própria  Linguagem de Programação. \r\n
      A Linguagem de Programação é uma disciplina presente em qualquer curso de computação e informática na busca pelo conhecimento desta ciência. Em caráter introdutório preocupa-se em fornecer aos alunos as bases necessárias para o desenvolvimento da lógica de programação e, em seu estudo, representar o raciocínio envolvido através de algoritmos ou problemas computacionais.  Neste contexto, entende-se que o presente trabalho tem relevância científica e socialmente, dada a necessidade de desenvolver estudos de cunho científico sobre as questões da educação computacional nas escolas publicas da cidade de Riachão - PB.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Computação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO, COMPUTADOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA95_ID73_05052016100452.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GINALDO RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GINALDO RIBEIRO"
    "autor_email" => "ginaldo.ribeiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O computador é, sem dúvida alguma, uma ferramenta que veio para ficar. Não importa o tipo de atividade, quando o computador entra em cena nela sua produtividade/eficiência tende a melhorar significativamente. Entretanto, para que essa melhora ocorra é necessário haver pessoas que dominem o uso do computador e atividades envolvidas em sua implementação, pois caso contrário, o investimento feito para adquirir as máquinas não terá valido de nada. Nesse sentido este trabalho tem o objetivo de oferece contribuições acerca do ensino de Computação e Linguagem de Programação na educação básica das escolas publicas da cidade de Riachão - PB. A Computação e Linguagem de Programação, entendida como o corpo de conhecimentos acerca de computadores, sistemas de computação e suas aplicações, engloba aspectos teóricos, práticos de acordo com as experiências adquiridas com suas habilidades a cerca de seu conhecimento adquiridos no dia a dia. No Brasil, atualmente, o aprendizado desses conceitos é reservado apenas àqueles que optam por cursos de graduação na área da Ciência da Computação. Nesse contexto a de se fazer necessário que o computador tem papel fundamental para o desenvolvimento computacional, lógico e intelectual dos alunos nas series iniciais da educação básica, pois, eles precisam ter conhecimentos de Computação, enquanto ciência, na busca por soluções de problemas mais complexos de acordo com seus níveis aplicados, bem como na construção dessas soluções para o conhecimento do aluno em diversas disciplinas escolar. Assim, a Linguagem de Programação aparece como solução para compreendemos o conhecimento a cerca de computadores e sistemas de computação, e como alternativa mais adequada seria a própria Linguagem de Programação. A Linguagem de Programação é uma disciplina presente em qualquer curso de computação e informática na busca pelo conhecimento desta ciência. Em caráter introdutório preocupa-se em fornecer aos alunos as bases necessárias para o desenvolvimento da lógica de programação e, em seu estudo, representar o raciocínio envolvido através de algoritmos ou problemas computacionais. Neste contexto, entende-se que o presente trabalho tem relevância científica e socialmente, dada a necessidade de desenvolver estudos de cunho científico sobre as questões da educação computacional nas escolas publicas da cidade de Riachão - PB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.