Estudar é etapa essencial no processo de aprendizagem. Muitos professores reclamam que o baixo desempenho do aluno se refere ao fato do mesmo não estudar adequadamente. Para que possa ser planejado algum tipo de intervenção no que diz respeito a hábitos e habilidades de estudos, o primeiro passo é saber o que os discentes entendem por estudar. O objetivo dessa pesquisa foi levantar concepções sobre o que é, para que e como deveria ser o estudo, bem como o que o leva, ou não, a estudar. Foi realizado por meio de um questionário com cinco questões abertas, aplicado em sala, com 4 turmas diferentes, totalizando noventa e quatro alunos do curso de agropecuária dos três anos. A análise das respostas se deu por meio da Análise de Conteúdo com um enfoque qualitativo e quantitativo. Como resultado percebe-se que os alunos acreditam que estudar é uma maneira de formar e aprofundar conhecimentos, bem como pode auxiliá-los em um futuro melhor e conseguir um bom emprego. Além disso, se preocupam em obter notas e passar de ano e que estudar é sinônimo de assistir aula. Ademais, citam a a carga horária pesada, cansaço, assuntos interessante ou considerados difíceis, influência do professor e fatores pessoais no que estimula ou desestimula o estudo. Essas informações ajudam tornar esses processo que é complexo e pessoal mais claro. Assim permite ao professor se adaptar, incentivar bons hábitos, cuidar para que seu comportamento não prejudique o desenvolvimento do aluno, bem como auxiliá-lo no processo de desenvolvimento de hábitos e habilidades de estudos.