Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EXPLORANDO A ORGÂNICA DO PETRÓLEO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ESCOLA DO SERTÃO PARAIBANO

Palavra-chaves: QUÍMICA, IDENTIDADE, METODOLOGIA Pôster (PO) Licenciatura em Química
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18020
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 613
    "titulo" => "EXPLORANDO A ORGÂNICA DO PETRÓLEO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ESCOLA DO SERTÃO PARAIBANO"
    "resumo" => "Este trabalho visa à consolidação de que a química não deve ser apenas fórmulas, símbolos, estruturas, gráficos e tabelas, mas deve ser tratada como um instrumento de formação de cidadãos conscientes do seu verdadeiro papel na sociedade e ser utilizada como mecanismo de transformação do âmbito social, já que o próprio tema de estudo, o petróleo, é capaz de modificar a economia de um país e assim sua sociedade. O ensino da Química contextualizada vem sendo defendida por muitos pesquisadores e educadores com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); Esse método de ensino visa formar alunos críticos, participativos na sociedade, permitindo aos mesmos serem capazes de tomar decisões por sua própria autonomia mediante problemas que venham a surgir no seu dia a dia. O projeto foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador “Monsenhor Vicente Freitas” da cidade de Pombal/PB no ano de 2015, com alunos das turmas do segundo ano na modalidade ensino integrado. Os alunos tiveram a oportunidade de produzir seu próprio material de estudo tanto através de modelos visuais como experimentais. Este trabalho tem como finalidade alcançar uma contextualização do ensino de química em torno do petróleo para que o estudo do conteúdo de orgânica seja visto como algo importante e que faz parte da nossa vida. Quando a química deixa de ser tão afastada da realidade dos estudantes a aprendizagem é facilitada. Assim é necessário alcançar uma contextualização do ensino de química em torno do petróleo para que o estudo do conteúdo de orgânica seja visto como algo importante e que faz parte do cotidiano da vida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, IDENTIDADE, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID613_05052016221522.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLA MARIA DA SILVA VIEIRA "
    "autor_nome_curto" => "CAMILLA MARIA"
    "autor_email" => "camila_djth@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES / INSTITUTO PRO SABER "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18020
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 613
    "titulo" => "EXPLORANDO A ORGÂNICA DO PETRÓLEO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ESCOLA DO SERTÃO PARAIBANO"
    "resumo" => "Este trabalho visa à consolidação de que a química não deve ser apenas fórmulas, símbolos, estruturas, gráficos e tabelas, mas deve ser tratada como um instrumento de formação de cidadãos conscientes do seu verdadeiro papel na sociedade e ser utilizada como mecanismo de transformação do âmbito social, já que o próprio tema de estudo, o petróleo, é capaz de modificar a economia de um país e assim sua sociedade. O ensino da Química contextualizada vem sendo defendida por muitos pesquisadores e educadores com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); Esse método de ensino visa formar alunos críticos, participativos na sociedade, permitindo aos mesmos serem capazes de tomar decisões por sua própria autonomia mediante problemas que venham a surgir no seu dia a dia. O projeto foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador “Monsenhor Vicente Freitas” da cidade de Pombal/PB no ano de 2015, com alunos das turmas do segundo ano na modalidade ensino integrado. Os alunos tiveram a oportunidade de produzir seu próprio material de estudo tanto através de modelos visuais como experimentais. Este trabalho tem como finalidade alcançar uma contextualização do ensino de química em torno do petróleo para que o estudo do conteúdo de orgânica seja visto como algo importante e que faz parte da nossa vida. Quando a química deixa de ser tão afastada da realidade dos estudantes a aprendizagem é facilitada. Assim é necessário alcançar uma contextualização do ensino de química em torno do petróleo para que o estudo do conteúdo de orgânica seja visto como algo importante e que faz parte do cotidiano da vida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, IDENTIDADE, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID613_05052016221522.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLA MARIA DA SILVA VIEIRA "
    "autor_nome_curto" => "CAMILLA MARIA"
    "autor_email" => "camila_djth@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES / INSTITUTO PRO SABER "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Este trabalho visa à consolidação de que a química não deve ser apenas fórmulas, símbolos, estruturas, gráficos e tabelas, mas deve ser tratada como um instrumento de formação de cidadãos conscientes do seu verdadeiro papel na sociedade e ser utilizada como mecanismo de transformação do âmbito social, já que o próprio tema de estudo, o petróleo, é capaz de modificar a economia de um país e assim sua sociedade. O ensino da Química contextualizada vem sendo defendida por muitos pesquisadores e educadores com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); Esse método de ensino visa formar alunos críticos, participativos na sociedade, permitindo aos mesmos serem capazes de tomar decisões por sua própria autonomia mediante problemas que venham a surgir no seu dia a dia. O projeto foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador “Monsenhor Vicente Freitas” da cidade de Pombal/PB no ano de 2015, com alunos das turmas do segundo ano na modalidade ensino integrado. Os alunos tiveram a oportunidade de produzir seu próprio material de estudo tanto através de modelos visuais como experimentais. Este trabalho tem como finalidade alcançar uma contextualização do ensino de química em torno do petróleo para que o estudo do conteúdo de orgânica seja visto como algo importante e que faz parte da nossa vida. Quando a química deixa de ser tão afastada da realidade dos estudantes a aprendizagem é facilitada. Assim é necessário alcançar uma contextualização do ensino de química em torno do petróleo para que o estudo do conteúdo de orgânica seja visto como algo importante e que faz parte do cotidiano da vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.