Este trabalho visa à consolidação de que a química não deve ser apenas fórmulas, símbolos, estruturas, gráficos e tabelas, mas deve ser tratada como um instrumento de formação de cidadãos conscientes do seu verdadeiro papel na sociedade e ser utilizada como mecanismo de transformação do âmbito social, já que o próprio tema de estudo, o petróleo, é capaz de modificar a economia de um país e assim sua sociedade. O ensino da Química contextualizada vem sendo defendida por muitos pesquisadores e educadores com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); Esse método de ensino visa formar alunos críticos, participativos na sociedade, permitindo aos mesmos serem capazes de tomar decisões por sua própria autonomia mediante problemas que venham a surgir no seu dia a dia. O projeto foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador “Monsenhor Vicente Freitas” da cidade de Pombal/PB no ano de 2015, com alunos das turmas do segundo ano na modalidade ensino integrado. Os alunos tiveram a oportunidade de produzir seu próprio material de estudo tanto através de modelos visuais como experimentais. Este trabalho tem como finalidade alcançar uma contextualização do ensino de química em torno do petróleo para que o estudo do conteúdo de orgânica seja visto como algo importante e que faz parte da nossa vida. Quando a química deixa de ser tão afastada da realidade dos estudantes a aprendizagem é facilitada. Assim é necessário alcançar uma contextualização do ensino de química em torno do petróleo para que o estudo do conteúdo de orgânica seja visto como algo importante e que faz parte do cotidiano da vida.