Considerando as discussões atuais no âmbito das ciências humanas sobre multiculturalismo, relações interétnicas e instituições do saber, o presente trabalho objetivou dissertar sobre os principais argumentos produzidos na defesa do multiculturalismo na escola, realizando o procedimento técnico de revisão bibliográfica e provocando a temática através do método exploratório de pesquisa nas principais bases de dados, a saber: Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PEPSIC), Portal de Periódicos da PUCRS (ediPUCRS) e ScientificElectronic Library Online (SciELO) a fim de gerar maior familiaridade com o tema. Os resultados encontrados foram confrontados para legitimar a posição da escola como transformadora da realidade e fundamental para a luta contra a superioridade de uma descendência étnica sobre outra. Essas são questões que nos levam a buscar referências nas discussões históricas e pedagógicas em prol de uma reflexão psicossocial para a resolução do conflito entre etnias na sociedade. A análise da literatura mostrou que nas aplicações educacionais, a psicologia pode contribuir com a provocação de questionamentos objetivados para a diminuição de discriminação, racismo e preconceito sob a valorização de uma cultura, à outra.