Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo a cerca do gênero textual Conto, no componente curricular Letramento e Alfabetização presente na coleção do livro didático projeto buriti multidisciplinar do 1° ao 5° ano do ensino fundamental I, voltado para a educação do campo. Para isso, foi analisado o contexto em que o gênero é apresentado e trabalhado. Sabemos que garantir apenas uma coleção multidisciplinar destinada para os povos campesinos sem o conhecimento da realidade e da necessidade desse povo não garante a inclusão destes no contexto educacional, já que os parâmetros da educação do campo defendem uma educação que seja integralizada aos conhecimentos e saberes campesino. Esses parâmetros trazem como eixos principais: 1. Escola na comunidade – comunidade na escola; 2. ensino contextualizado; 3. integração de saberes – áreas de conhecimentos; 4. ações pedagógicas. Além disso, exploramos o conteúdo e as atividades que são propostas aos alunos visando o entendimento maior referente ao componente curricular dos materiais didáticos aqui estudados. Dessa forma, foi possível observar nos livros se houve ou não características que envolvam os princípios da educação do campo. O trabalho foi dividido em três partes principais. Na primeira etapa discutimos os parâmetros da educação do campo a fim de compreender como este está constituído no que diz respeito às diretrizes para a efetivação do ensino do letramento e da alfabetização na escola do campo. Na segunda etapa apresentamos os dados coletados através das análises realizadas na coleção multidisciplinar. Buscamos ainda incorporar uma discussão teórica sobre esses dados coletados. Para isso, foram utilizados autores que tratam da educação do campo como ARROYO (1999); CALDART (2009). Além desses autores foram utilizados ainda FREITAG (1993); KLEIMAN (2005) que discutem questões relacionadas ao livro didático. Na terceira e última etapa foram tecidos os comentários finais dando enfoque aos resultados que o presente estudou constatou.