O presente artigo vem relatar a experiência desenvolvida na turma do 6° ano “D” neste ano letivo de 2015, na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, situada no bairro Catolé na cidade de Campina Grande-PB, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID/CAPES/UEPB. Subprojeto de História. Tendo como objetivo geral desenvolver uma reflexão e aprimoramento dos educandos em relação aos povos sumérios que existiram na Mesopotâmia há muitos anos atrás, povos esses que deram um grande salto evolutivo em relação ás formas de produção e cultivo na época. A metodologia utilizada partiu da aplicação de um jogo onde os alunos teriam que responder perguntas referentes a cada etapa percorrida no tabuleiro sumério, perguntas referentes, por exemplo, à forma de irrigação predominante, com questões que os levam também a problematizar quem é o agente da História nos dias atuais. Inicialmente, os alunos foram orientados a estudarem sobre a temática através do livro didático para discussão em sala e para o prévio conhecimento do assunto e ao término da experiência, verificou-se que os mesmos obtiveram um forte êxito em relação ás idéias de fixação apresentadas pelo jogo. A introdução do lúdico como recurso pedagógico não só teve um bom desenrolar durante a aplicação, mas também passa a possibilitar como fator secundário, habilidades de percepção e comparação. É através do lúdico que os alunos se interessam mais para aprender o tema ministrado. A curiosidade do novo é um fator positivo para conseguirmos a atenção dos mesmos, e com o lúdico surge o despertar de algo diferente, prazeroso e atraente aos olhos das crianças.