Esta investigação tem como objetivo analisar os saberes necessários à efetivação da educação inclusiva, no desenvolvimento de uma cultura de convivência e solidariedade, na aceitação das diferenças na escola. Este tema ganha importância quando a educação atual tem como desafio a garantia do acesso e permanência a todas as pessoas, onde nenhum aluno é excluído. Temos a Constituição de 1988 como fundamento de validade para a defesa da inclusão preconizada nos princípios da dignidade da pessoa humana e da cidadania, no princípio da não discriminação e da solidariedade. A educação tem como objetivo, portanto, o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Realizamos uma busca de artigos acadêmicos na plataforma do QUALIS (www.qualis.capes.gov.br) usando como critério a classificação/área de avaliação e seu estrato. Foram selecionadas 130 revistas de acesso gratuito para coleta de artigos de estrato A1, A2 e B1 que tinha como área de avaliação a educação, utilizando as palavras-chave: formação de professores, educação especial, educação inclusiva e acessibilidade. Todas as revistas foram encontradas por meio de seu ISSN (International Standard Serial Number) no site de pesquisa (google.com). Foram encontrados 30 artigos e selecionados oito que apresentavam pesquisa empírica dentro do objetivo proposto. Cada artigo foi lido sucessivas vezes e organizado em temas para construção de uma rede interpretativa, tendo por base os vários tipos de acessibilidade apresentado por Sassaki. Este projeto se configura no esforço de aproximar os alunos da iniciação científica da graduação e do ensino médio na reflexão dos saberes necessários à inclusão pretendida, desvendando o papel do Estado, do Instituto Federal da Paraíba e de cada um na mudança de um paradigma que exclui os diferentes. Reconhece-se que a inclusão no processo educativo é o primeiro passo a ser seguido, uma vez que a educação é um espaço de socialização e aprendizagem. Para tanto, a escola necessita abrir-se e adequar-se aos novos paradigmas educacionais.