Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: UMA PESQUISA DE CAMPO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE CARUARU-PE

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de língua portuguesa
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16589
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1188
    "inscrito_id" => 1869
    "titulo" => "O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: UMA PESQUISA DE CAMPO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE CARUARU-PE"
    "resumo" => "O presente trabalho é um resultado de uma pesquisa de campo realizada numa escola da rede pública de Caruaru-PE apresentando o uso dos gêneros textuais evidenciando quais as metodologias do ensino deste conteúdo nas aulas de língua portuguesa.  Com a utilização de diversos gêneros textuais em aula, o professor muitas vezes, se utiliza de metodologias que não trabalham verdadeiramente os gêneros, e se utilizam das mesmas formas de trabalho para aplicação de diversos gêneros textuais. A utilização dos gêneros a serviço da gramática impossibilita o conhecimento das características dos mesmos, pois eles não entram, verdadeiramente, em “contato” com o texto. Ou seja, com a utilização dos textos apenas para trazer contribuições no ensino da gramática, o aluno perde assim a possibilidade de conhecer os gêneros e de, posteriormente, a produção textual. O trabalho discute a importância dos gêneros textuais e sua  profunda relação existente no contexto social, dividido em três categorias analíticas, o trabalho apresenta: (1) Os gêneros utilizados em sala, (2) A relação dos gêneros textuais vivenciados em sala com a realidade dos alunos em seu cotidiano. As pesquisas na área dos gêneros textuais não são recentes e na atualidade esta temática está em evidencia, porém mesmo com diversas pesquisas na área, pode-se entender que se faz necessário avanços nas metodologias adotadas pelos professores. Os gêneros textuais estão presentes no dia-a-dia de todos, o contato com as características e a leitura de diversos gêneros possibilita um aumento no “acervo” dos alunos e se faz importante no processo formativo dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID1869_01092015182712.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON GEOVANE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON G."
    "autor_email" => "jefferson.geovane@hotmail"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16589
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1188
    "inscrito_id" => 1869
    "titulo" => "O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: UMA PESQUISA DE CAMPO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE CARUARU-PE"
    "resumo" => "O presente trabalho é um resultado de uma pesquisa de campo realizada numa escola da rede pública de Caruaru-PE apresentando o uso dos gêneros textuais evidenciando quais as metodologias do ensino deste conteúdo nas aulas de língua portuguesa.  Com a utilização de diversos gêneros textuais em aula, o professor muitas vezes, se utiliza de metodologias que não trabalham verdadeiramente os gêneros, e se utilizam das mesmas formas de trabalho para aplicação de diversos gêneros textuais. A utilização dos gêneros a serviço da gramática impossibilita o conhecimento das características dos mesmos, pois eles não entram, verdadeiramente, em “contato” com o texto. Ou seja, com a utilização dos textos apenas para trazer contribuições no ensino da gramática, o aluno perde assim a possibilidade de conhecer os gêneros e de, posteriormente, a produção textual. O trabalho discute a importância dos gêneros textuais e sua  profunda relação existente no contexto social, dividido em três categorias analíticas, o trabalho apresenta: (1) Os gêneros utilizados em sala, (2) A relação dos gêneros textuais vivenciados em sala com a realidade dos alunos em seu cotidiano. As pesquisas na área dos gêneros textuais não são recentes e na atualidade esta temática está em evidencia, porém mesmo com diversas pesquisas na área, pode-se entender que se faz necessário avanços nas metodologias adotadas pelos professores. Os gêneros textuais estão presentes no dia-a-dia de todos, o contato com as características e a leitura de diversos gêneros possibilita um aumento no “acervo” dos alunos e se faz importante no processo formativo dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID1869_01092015182712.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON GEOVANE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON G."
    "autor_email" => "jefferson.geovane@hotmail"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho é um resultado de uma pesquisa de campo realizada numa escola da rede pública de Caruaru-PE apresentando o uso dos gêneros textuais evidenciando quais as metodologias do ensino deste conteúdo nas aulas de língua portuguesa. Com a utilização de diversos gêneros textuais em aula, o professor muitas vezes, se utiliza de metodologias que não trabalham verdadeiramente os gêneros, e se utilizam das mesmas formas de trabalho para aplicação de diversos gêneros textuais. A utilização dos gêneros a serviço da gramática impossibilita o conhecimento das características dos mesmos, pois eles não entram, verdadeiramente, em “contato” com o texto. Ou seja, com a utilização dos textos apenas para trazer contribuições no ensino da gramática, o aluno perde assim a possibilidade de conhecer os gêneros e de, posteriormente, a produção textual. O trabalho discute a importância dos gêneros textuais e sua profunda relação existente no contexto social, dividido em três categorias analíticas, o trabalho apresenta: (1) Os gêneros utilizados em sala, (2) A relação dos gêneros textuais vivenciados em sala com a realidade dos alunos em seu cotidiano. As pesquisas na área dos gêneros textuais não são recentes e na atualidade esta temática está em evidencia, porém mesmo com diversas pesquisas na área, pode-se entender que se faz necessário avanços nas metodologias adotadas pelos professores. Os gêneros textuais estão presentes no dia-a-dia de todos, o contato com as características e a leitura de diversos gêneros possibilita um aumento no “acervo” dos alunos e se faz importante no processo formativo dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.