O presente trabalho é um resultado de uma pesquisa de campo realizada numa escola da rede pública de Caruaru-PE apresentando o uso dos gêneros textuais evidenciando quais as metodologias do ensino deste conteúdo nas aulas de língua portuguesa. Com a utilização de diversos gêneros textuais em aula, o professor muitas vezes, se utiliza de metodologias que não trabalham verdadeiramente os gêneros, e se utilizam das mesmas formas de trabalho para aplicação de diversos gêneros textuais. A utilização dos gêneros a serviço da gramática impossibilita o conhecimento das características dos mesmos, pois eles não entram, verdadeiramente, em “contato” com o texto. Ou seja, com a utilização dos textos apenas para trazer contribuições no ensino da gramática, o aluno perde assim a possibilidade de conhecer os gêneros e de, posteriormente, a produção textual. O trabalho discute a importância dos gêneros textuais e sua profunda relação existente no contexto social, dividido em três categorias analíticas, o trabalho apresenta: (1) Os gêneros utilizados em sala, (2) A relação dos gêneros textuais vivenciados em sala com a realidade dos alunos em seu cotidiano. As pesquisas na área dos gêneros textuais não são recentes e na atualidade esta temática está em evidencia, porém mesmo com diversas pesquisas na área, pode-se entender que se faz necessário avanços nas metodologias adotadas pelos professores. Os gêneros textuais estão presentes no dia-a-dia de todos, o contato com as características e a leitura de diversos gêneros possibilita um aumento no “acervo” dos alunos e se faz importante no processo formativo dos alunos.