As aulas práticas são estratégias metodológicas que facilitam a concepção dos estudantes em detrimento da teoria, mas ainda existem dúvidas no que diz respeito a sua eficácia. Com isso esse trabalho tem como objetivo avaliar como uma metodologia de ensino pode interferir na aprendizagem dos estudantes, principalmente no tocante à necessidade de associar a teoria com sua prática. Buscando analisar o desenvolvimento cognitivo entre os estudantes do curso de Biologia (licenciatura e bacharelado) que participaram das aulas práticas de biofísica, foi aplicado um questionário com doze situações que levavam à associação de ideias. Na metodologia avaliamos os rendimentos dos estudantes nos diferentes turnos, e os aprendentes avaliaram as aulas práticas ministradas por meio de conceitos atribuídos e justificados. No resultado percebe-se alternadas escalas de rendimentos dos participantes nos diferentes turnos, bem como o conceito das aulas práticas. Conclui-se que o ensino é realmente eficiente quando o aluno observa na prática aquilo que é explicado pela teoria, o que faz a atuação prática em sala de aula de biologia ser um dos procedimentos pedagógicos mais indicados para esse componente curricular.