HENRIQUE, Maria Claudia Coutinho et al.. Professor facilitador, ensina?. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16806>. Acesso em: 05/11/2024 12:48
O presente trabalho visa discutir aspectos do tema Professor Facilitador tendo em vista a grande difusão do termo entre os educadores. A concepção de professor como mero animador do processo de aprendizagem tende a desvalorizar e até mesmo esvaziar o sentido do trabalho docente assim como o ato de ensinar. Partindo de pressupostos construtivistas a facilitação do processo de aprendizagem traz à tona uma discussão sobre o papel do professor em sala de aula. Não podemos deixar de levar em conta a apropriação de conhecimentos já desenvolvidos e difundidos pela humanidade como base e fundamento do aprendizado. Desconsiderar isso é negar toda a historicidade do homem e colocá-lo no papel de reinventar a história e o mundo. A concepção construtivista busca colocar o ensinar e o aprender num mesmo patamar, dispensando a relação de mediação entre dois polos opostos de um processo notadamente dialético pois, aprender e ensinar são processos incessantes, progressivos e muitas vezes movidos por oposições violentas que avançam por rupturas e assim superando o ponto de partida de tal relação. Desse modo, buscamos aqui trazer uma reflexão sobre o trabalho do professor nesse processo tão importante que é o ensinar, pois ele é agente de transformação e de construção. Não apenas um facilitador, mas, alguém que conhece e transmite o conhecimento, sendo assim capaz de modificar a sua própria realidade, ensinando a outrem a fazer a mesma coisa.