Os estudos sobre gênero no meio acadêmico ainda são muito escasso, deste modo gênero com outros indicadores que se associam aos projetos de desenvolvimento criam condições de problemas que se apresentam desiguais nas relações entre homens e mulheres, onde a superioridade do “homem” é repassada através de crenças, costumes, tradições, e de instituições sociais que construíram socialmente o “ser homem” e o “ser mulher” como sujeitos opostos em relação a trabalho, poder, emprego, educação, dentre outras. Assim este artigo versa sobre o processo de massificação feminino no magistério na Escola Municipal Eleutério Resende em Floriano – PI no período de 2000 a 2010. Notou-se que durante este período houve um aumento significativo de mulheres atuando na docência da referida escola decorrente de vários fatores históricos, entre eles, o de que a mulher esta ligada ao estereotípico maternal, e com isso é considerada mais qualificada para lidar com crianças. Notou-se também que princípios da docência ultrapassam o “espírito materno”, o “dom”, ou a “vocação para a docência”, e chegamos a uma compreensão de que, para exercer a docência é necessária antes de tudo a profissionalização, e isso implica em estudos, determinação e principalmente acreditar que podemos transformar a sociedade, realizando sonhos de crianças.