Atualmente vem se contatando mesmo com a institucionalização e oficialização dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), instituídos a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Baseada Educação Nacional- LDB, a deficiência de conhecimento e o despreparo de alunos, pais de alunos, professores e gestores sobre a sexualidade, evidenciando a dificuldade de se abordar, com naturalidade, questões dessa natureza no cotidiano escolar. Este trabalho de embasamento teórico teve objetivo analisar os pressupostos básicos para um projeto de orientação sexual na escola, enfocando o papel da família e escola; o saber por que a orientação sexual é tão importante na escola?; bem como a implantação da orientação sexual na escola. Neste sentido, as propostas pedagógicas vêm sendo reformuladas e a Orientação Sexual introduzida, com o objetivo de estimular a reflexão dos educadores acerca do seu papel quanto às questões sexuais, dos pais em relação à educação dada em casa e dos alunos, quanto a sua inexperiência e curiosidade. Discutir sexualidade na escola tornou-se fundamental para que os educandos se sintam mais seguros e confiantes em suas vivências a partir do confronto de ideias e troca de experiências.