O profissional docente da sociedade contemporânea está cada vez mais aprimorando seus conhecimentos, essa busca pela qualificação, instiga os docentes a desenvolverem uma formação continuada, como também discentes da modalidade de licenciatura. Está pesquisa é de caráter descritivo, foi realizada com cinquenta acadêmicos do curso de Ciências biológicas na modalidade de licenciatura na Universidade Estadual Vale do Acaraú, a qual reside no município de Sobral-CE. O presente trabalho tem como objetivo principal, analisar a percepção dos acadêmicos em relação ao ensino de ciências, enfatizando possíveis maneiras de facilitar o ensino-aprendizagem, destacando a realidade vivenciada nas escolas públicas. A metodologia utilizada para a obtenção dos resultados desta pesquisa foi à utilização de questionários, conforme o resultado obtido nos questionários aplicados foi feito a análise e a tabulação dos resultados. Portanto, foi possível concluir que a sociedade contemporânea pretende dar passos mais largos relacionados à realização profissional. É possível perceber as propostas de inovação em relação às metodologias de ensino, como também a viabilização de meios viáveis para facilitar no ensino-aprendizagem.