O presente artigo ressalta o papel do professor na formação humana do aluno, tomando por base os pensamentos de Freire, Arroyo e Gramsci, que mesmo não tendo escrito somente aos professores, deixaram escritas suas teorias que servem bastante de embasamento para a prática pedagógica dos mesmos. Os pensamentos destes autores são muito abrangentes e dão conta de vários aspectos que são necessários para o fazer docente, no entanto, neste trabalho, o foco será na formação humana do aluno, tendo o professor como mediador neste processo. Far-se-á um diálogo entre estes autores, a partir das respectivas obras: Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Docente (1996), Currículo, território em disputa (2013), Gramsci e a escola (1988) e A escola de Gramsci (2010), pois estes trazem à tona questões referentes à formação humana do ser, da conscientização, da superação do senso comum, do valor que se tem as experiências sociais, entre outras. Objetiva-se com este artigo, refletir sobre a importância do papel do professor na formação humana do aluno, sendo sujeito ativo e mediador neste processo e discutir sobre a formação do próprio professor como instrumento crucial nesta construção. Portanto, a preocupação de provocar tal reflexão acerca desta temática, se faz jus na realidade. Subentende-se que, a escola também é espaço de formação humana, que aprender valores e atitudes, não é “perder tempo”. O professor tem importante papel na construção da formação humana dos alunos, mas para isso, este professor precisa ter uma formação humana consistente, que inacabada, está em constante construção.