Ao submergimos no mundo da formação de docentes, compreendemos a importância e a necessidade de uma formação continuada para o exercício da prática pedagógica, visto que o professor é considerado o ator fundamental na construção da sociedade do conhecimento em um contexto de transformações e novas exigências. A partir de pesquisas bibliográficas realizadas e uma reflexão plausível do tema em questão durante a disciplina Profissão Docente do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, percebemos a necessidade de discutirmos e refletir esse tema cuidadosamente. O presente estudo tem como finalidade refletir sobre a formação continuada para o exercício da prática docente, como forma de proporcionar uma formação significativa e uma mudança na postura e no fazer pedagógico, promovendo uma maior articulação entre teoria e prática. Percebe-se que é necessário aos docentes uma formação reflexiva e autônoma, já que os conhecimentos teóricos de hoje serão transformados nas práticas do amanhã. É necessário buscar incessantemente a formação continuada, pois o docente que reflete sobre suas ações sempre estará em constante formação, assim possibilitando novas investigações, novas maneiras e ações de ensinar ajudando seus alunos no ensino-aprendizagem e no desenvolvimento do mesmo, aprimorando seus métodos e agregando seus conhecimentos empíricos e teóricos à sua prática. A capacidade crítica e criativa desenvolve-se pelo estudo dos conteúdos e pelo desenvolvimento de métodos de raciocínio, de investigação e de reflexão, desta maneira chegou-se a conclusão que o professor dever ser um profissional pesquisador-reflexivo para o processo de ensino-aprendizagem na sua prática, fazendo uma ação-reflexão-ação sobre sua atuação.