O presente trabalho foi realizado em março de 2015 com uma amostra de 26 professores do Centro de Ciências da Saúde de uma Instituição de Ensino Superior particular da cidade de Fortaleza submetida à aplicação do teste Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp – ISSL como mecanismo para avaliar o estresse ocupacional e a vinculação deste processo com o sofrimento psíquico, o que é considerado pela comunidade científica como o ocasionador da redução da qualidade do trabalho. A quantidade de participantes foi determinada pelo cálculo amostral, determinando o mínimo de 19 professores para que o trabalho fosse estatisticamente válido. A referida amostra apontou a existência de um número elevado de professores em nível de exaustão, o que impacta negativamente na saúde física e mental, além dos problemas de baixa produtividade e qualidade inferior do trabalho. Os problemas desta natureza podem ser reflexos das relações inadequadas de trabalho ocasionadas pela mercantilização do ensino. Utilizando como referencial a teoria da Psicodinâmica do Trabalho de Dejours, esse artigo arriscar-se a resgatar os significados atribuídos a atividade laboral no grupo pesquisado, numa tentativa de compreender como a relação entre sofrimento e prazer decorrentes do trabalho pode interagir de forma a contribuir para saúde ou adoecimentos dos sujeitos submetidos a essa dinâmica. Nos professores esse quadro repercute de forma mais intensa, uma vez que sua atividade laboral é responsável pela formação de profissionais, que tem seu desenvolvimento acadêmico prejudicado pelas incapacidades promovidas pelo adoecimento psíquico originado pelo estresse ocupacional.