Este trabalho é resultado a dissertação de mestrado intitulada “O ensino de Matemática e a informática: uso do Scratch como ferramenta para o ensino e aprendizagem da geometria” que teve por objetivo analisar as possíveis contribuições da informática no ensino e aprendizagem da Matemática em uma escola municipal da cidade de Barra de São Miguel-PB. Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca do ensino de Matemática, a metodologia, resultados e discussões e as conclusões. Inicialmente, realizou-se um estudo bibliográfico, e posteriormente uma intervenção pedagógica, com uma turma do ensino fundamental II, fazendo-se uso de tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem do assunto polígonos. Os sujeitos participantes foram 18 educandos (as) do turno da noite, da Escola Municipal Manoel Estevam de Miranda, situada no município de Barra de São Miguel – PB. Na intervenção, foram ministradas cinco aulas com o software livre Scratch como recurso informacional e ao final da experiência de mediação docente os educandos construíram um jogo disponibilizado na web como produto final. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas. Os resultados da pesquisa revelaram que o bom uso da informática proporciona novas descobertas aos alunos, configurando-se como um potencializador da aprendizagem, estimula a criatividade e a capacidade inventiva. Concluiu-se que o uso da informática na educação detém vantagens e desvantagens, que a eficácia do seu uso depende da forma como o professor a insere pedagogicamente em sua prática e que o software livre Scratch pode ser um instrumento no ensino da geometria.