Os objetos do conhecimento referentes ao componente curricular Língua Portuguesa, propostos pela Matriz de Referência para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por meio da Portaria de nº 109 (2009) evidenciam a importância de a escola superar a abordagem descontextualizada e isolada de conteúdos, para desenvolver um trabalho voltado à consolidação de competências e habilidades, fundamentada nas diretrizes defendidas pelos documentos oficiais, a exemplo da interdisciplinaridade e contextualização. Por outro lado, o livro didático de Língua Portuguesa distribuído aos estudantes da rede pública, embora seja submetido a uma avaliação qualitativa realizada por uma equipe de especialistas designada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, órgão vinculado ao Ministério da Educação, ainda apresenta uma abordagem curricular que privilegia os conteúdos. Por conseguinte, o objetivo desta pesquisa é identificar a sintonia entre os conteúdos propostos pela coleção Português: Linguagens e os objetos de conhecimento propostos pela referida Matriz. Para esta pesquisa tomaremos por base as orientações para o ensino da referida disciplina presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394 (1996), na Matriz de Referência do ENEM (2009), nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, bem como a proposta de trabalho do referido livro didático. Essa pesquisa fornecerá subsídio ao docente da disciplina para refletir acerca do nível de sintonia entre o seu principal material de trabalho e a proposta curricular do ENEM, uma vez que a citada coleção é campeã em adoção pelos docentes da rede, enquanto a escola é cobrada por resultados no exame.