O presente artigo busca discutir o Estágio Supervisionado II – em ensino fundamental 1, do curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Isto é, em saber como este componente curricular tem contribuído para a formação inicial do/a futuro/a pedagogo/a. Para tanto, partimos do seguinte questionamento: Quais as contribuições do estágio supervisionado II – em ensino fundamental I para a formação inicial do/a pedagogo/a da (UFPE-CAA)? Tivemos como instrumentos metodológicos a observação participante e o diário de campo para a coleta dos dados na escola. Na discussão teórica trazemos referências acerca do elo teoria-prática; e do conceito de Práxis e Prática docente. Na discussão dos dados buscamos trazer aspectos que respondessem os nossos objetivos específicos, logo, a questão central. Por fim, encerramos o trabalho apontando quais foram as contribuições do Estágio Supervisionado II – em ensino fundamental 1 apontando os avanços e limites em desenvolver o mesmo. Reconhecendo que as impressões do trabalho são parciais, portanto, podendo as mesmas ser ampliadas em outros trabalhos.