O presente trabalho apresenta os resultados de uma busca bibliográfica nos principais periódicos das áreas de Educação, Ensino de Ciências e Ensino de Física, nacionais e alguns internacionais a fim de verificar de que maneira os temas de Astronomia são tratados classificando-os de acordo com a forma que são apresentados e destacando os que trazem uma abordagem histórica sejam esses de caráter teórico ou com aplicação em sala de aula. Especificamente, a busca concentrou-se nos volumes de alguns periódicos entre os anos de 2010 e 2015. Verificamos quais trabalhos realizam uma abordagem histórica com consistência científica além de quais destes são aplicados diretamente em sala de aula.
Podemos perceber que de modo geral, existe uma disparidade quanto a abordagem utilizada, ou seja, a abordagem histórica é utilizada em uma menor quantidade de trabalhos do que as demais abordagens e ainda o enfoque teórico é mais explorado do que as aplicações em sala de aula. Através desse levantamento, percebemos que o tema experimentação é bem discutido, no entanto podemos dizer que muitas vezes, propostas e discussões ficam apenas no papel e não passam a serem práticas concretas.