Este trabalho objetiva fazer uma reflexão a respeito do componente curricular Introdução à Física na formação de licenciados em Física na UEPB. Tal componente existia na antiga grade curricular do sistema de créditos entre os anos de 1979 á 1985. Para a pesquisa realizou-se um estudo sobre esse componente curricular e também sobre as possíveis consequências e os motivos da não existência desse componente na grade curricular do curso atual. Foram entrevistados alunos concluintes e pré - concluintes e docentes, através de questionários, a fim de se coletar informações e opiniões sobre o componente curricular Introdução à Física. Buscou-se diagnosticar a importância para os alunos, assim como as concepções que os alunos e professores têm desse componente curricular para a vida acadêmica e quais suas contribuições no processo de ensino aprendizagem de Física Geral. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos entrevistados possui, de alguma forma, clareza sobre o papel da Introdução à Física na formação dos Licenciados em Física da UEPB. É possível identificar que as opiniões sobre aspectos gerais tais como: regime de funcionamento, conteúdos e formato do componente curricular, são divergentes. Entretanto, acredita-se que esta pesquisa pode contribuir de forma reflexiva sobre a discussão do papel da inserção ou não do componente curricular Introdução à Física na formação dos alunos de Física da UEPB.
PALAVRAS-CHAVE: Introdução à Física, grade curricular e reflexão.