A formação do professor é um processo complexo e continuado que busca a melhoria na prática pedagógica. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/UNIPÊ destaca-se como uma oportunidade de contribuir para a formação de professores Educação Física antecipando a experiência em dança. O estudo visa apresentar a experiência de formação inicial no ensino em dança dos discentes do curso de Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ. Foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tharcilla Barbosa da França, localizada no Grotão, na cidade de João Pessoa- PB, entre os meses de agosto a outubro de 2014 e maio a junho de 2015. Privilegiou 180 discentes de ambos os sexos, pertencentes ao ensino fundamental, idade entre 11 a 15 anos, do turno da manhã, com duas intervenções semanais de 40 minutos de duração. Teve como suporte metodológico o método colaborativo desenvolvido em quatro fases: estudo do contexto escolar e das turmas, aprofundamento do conhecimento sobre o tema, planejamento colaborativo e a prática e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados encontrados apontam para dois aspectos, a evidência de que o Programa contribui significativamente para a formação docente e o segundo revela-se na aprendizagem da dança pelos discentes. Este trabalho permitiu concluir que o programa é importante para a formação docente em educação física ao antecipar a vivência profissional uma vez que, favoreceu a experiência no ambiente escolar acompanhada e guiada pelo método colaborativo o qual proporcionou reflexão, planejamento e inovação na prática pedagógica.