Para aprender ciências necessita-se de metodologias de ensino que venham a estimular a atenção do aluno para o que se está sendo abordado, juntamente com auxílio de uma boa leitura e escrita. Diante disso, o presente trabalho visou incentivar e promover a leitura e escrita no âmbito escolar, utilizando materiais lúdicos envolvendo o assunto abordado pela disciplina em classe. O trabalho foi realizado na U.I.M. Antenor Viana Junior, com alunos de 7º ano do ensino fundamental, onde através de observações detectou-se a necessidade de se investir na escrita e oralidade dos alunos. A partir disso, foram produzidos fanzines contendo textos e imagens sobre o assunto “A origem da Vida”, onde os mesmos foram distribuídos e lidos pelos alunos. A turma foi dividida em grupos de 4 pessoas para a produção de uma paródia baseada nas palavras chave que os mesmos selecionaram na leitura do fanzine. Assim, percebeu-se que através das metodologias aplicadas aos alunos que ao estimular a criatividade juntamente com a leitura e a escrita obtêm-se resultados positivos de desenvolvimento. Portanto, o método do fanzine juntamente com a confecção de paródias, fez com que os alunos absorvessem o assunto trabalhado com mais flexibilidade e de forma menos enfadonha, praticando cada vez mais de forma prazerosa a escrita e a leitura.