Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DIDÁTICO DE LEITURA E ESCRITA: UTILIZAÇÃO DE FANZINE E PARÓDIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, FANZINE Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16822
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1958
    "inscrito_id" => 6717
    "titulo" => "PROJETO DIDÁTICO DE LEITURA E ESCRITA: UTILIZAÇÃO DE FANZINE E PARÓDIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Para aprender ciências necessita-se de metodologias de ensino que venham a estimular a atenção do aluno para o que se está sendo abordado, juntamente com auxílio de uma boa leitura e escrita. Diante disso, o presente trabalho visou incentivar e promover a leitura e escrita no âmbito escolar, utilizando materiais lúdicos envolvendo o assunto abordado pela disciplina em classe. O trabalho foi realizado na  U.I.M. Antenor Viana Junior, com alunos de 7º ano do ensino fundamental, onde através de observações detectou-se a necessidade de se investir na escrita e oralidade dos alunos. A partir disso, foram produzidos fanzines contendo textos e imagens sobre o assunto “A origem da Vida”, onde os mesmos foram distribuídos e lidos pelos alunos. A turma foi dividida em grupos de 4 pessoas para a produção de uma paródia baseada nas palavras chave que os mesmos selecionaram na leitura do fanzine. Assim, percebeu-se que através das metodologias aplicadas aos alunos que ao estimular a criatividade juntamente com a leitura e a escrita obtêm-se resultados positivos de desenvolvimento. Portanto, o método do fanzine juntamente com a confecção de paródias, fez com que os alunos absorvessem o assunto trabalhado com mais flexibilidade e de forma menos enfadonha, praticando cada vez mais de forma prazerosa a escrita e a leitura."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, FANZINE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID6717_08092015164437.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA ROCHA PAULA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA PAULA"
    "autor_email" => "lucianapaula_99@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO -IFMA CAMPUS CAXIAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16822
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1958
    "inscrito_id" => 6717
    "titulo" => "PROJETO DIDÁTICO DE LEITURA E ESCRITA: UTILIZAÇÃO DE FANZINE E PARÓDIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Para aprender ciências necessita-se de metodologias de ensino que venham a estimular a atenção do aluno para o que se está sendo abordado, juntamente com auxílio de uma boa leitura e escrita. Diante disso, o presente trabalho visou incentivar e promover a leitura e escrita no âmbito escolar, utilizando materiais lúdicos envolvendo o assunto abordado pela disciplina em classe. O trabalho foi realizado na  U.I.M. Antenor Viana Junior, com alunos de 7º ano do ensino fundamental, onde através de observações detectou-se a necessidade de se investir na escrita e oralidade dos alunos. A partir disso, foram produzidos fanzines contendo textos e imagens sobre o assunto “A origem da Vida”, onde os mesmos foram distribuídos e lidos pelos alunos. A turma foi dividida em grupos de 4 pessoas para a produção de uma paródia baseada nas palavras chave que os mesmos selecionaram na leitura do fanzine. Assim, percebeu-se que através das metodologias aplicadas aos alunos que ao estimular a criatividade juntamente com a leitura e a escrita obtêm-se resultados positivos de desenvolvimento. Portanto, o método do fanzine juntamente com a confecção de paródias, fez com que os alunos absorvessem o assunto trabalhado com mais flexibilidade e de forma menos enfadonha, praticando cada vez mais de forma prazerosa a escrita e a leitura."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, FANZINE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID6717_08092015164437.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA ROCHA PAULA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA PAULA"
    "autor_email" => "lucianapaula_99@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO -IFMA CAMPUS CAXIAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Para aprender ciências necessita-se de metodologias de ensino que venham a estimular a atenção do aluno para o que se está sendo abordado, juntamente com auxílio de uma boa leitura e escrita. Diante disso, o presente trabalho visou incentivar e promover a leitura e escrita no âmbito escolar, utilizando materiais lúdicos envolvendo o assunto abordado pela disciplina em classe. O trabalho foi realizado na U.I.M. Antenor Viana Junior, com alunos de 7º ano do ensino fundamental, onde através de observações detectou-se a necessidade de se investir na escrita e oralidade dos alunos. A partir disso, foram produzidos fanzines contendo textos e imagens sobre o assunto “A origem da Vida”, onde os mesmos foram distribuídos e lidos pelos alunos. A turma foi dividida em grupos de 4 pessoas para a produção de uma paródia baseada nas palavras chave que os mesmos selecionaram na leitura do fanzine. Assim, percebeu-se que através das metodologias aplicadas aos alunos que ao estimular a criatividade juntamente com a leitura e a escrita obtêm-se resultados positivos de desenvolvimento. Portanto, o método do fanzine juntamente com a confecção de paródias, fez com que os alunos absorvessem o assunto trabalhado com mais flexibilidade e de forma menos enfadonha, praticando cada vez mais de forma prazerosa a escrita e a leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.